Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi
O presidente do SINAIT, Bob Machado, conversou nesta quarta-feira, 15 de setembro, com membros da Comissão Especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a reforma administrativa, buscando barrar a matéria, em razão dos imensos prejuízos que ela causa aos serviços públicos e aos servidores.
A PEC 32 está na fase de discussão no colegiado. Diversos destaques para alterar o relatório do deputado Arthur Maia (DEM-BA) foram apresentados, e a nova versão do parecer está pendente. Há a previsão de que a reforma seja votada nesta quinta-feira, 16 de setembro. Se aprovada na comissão, segue para apreciação do Plenário.
O SINAIT está alinhado ao conjunto do funcionalismo que atua pela rejeição integral à matéria - saiba mais aqui. Entende, por outro lado, que, se a aprovação da proposta for inevitável, é preciso lutar por melhorias no texto. “Mesmo o SINAIT tendo conseguido incluir a Inspeção do Trabalho no relatório como carreira típica de Estado, a PEC ainda traz muitos danos aos servidores e à sociedade. Por isso a nossa posição”, reiterou o presidente do SINAIT.
O dirigente contatou os deputados Darci de Matos (PSD-SC), Valtenir Pereira (MDB-MT), Reginaldo Lopes (PT-ES) e Helder Salomão (PT-ES). Além disso, Bob Machado participou das manifestações em frente à Comissão Especial, juntamente com um grupo de servidores e representantes de entidades sindicais, contra a aprovação da PEC. O acesso ao plenário da comissão segue com restrições em razão da pandemia.