SC – Inspeção do Trabalho e MPT realizam Semana Inclusiva, sobre inserção de PcDs e reabilitados no mercado de trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
21/09/2021



Por Dâmares Vaz, com informações da Inspeção do Trabalho e do MPT.


Edição: Andrea Bochi


A Seção de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina (SRT/SC) e o Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) realizam, de 21 a 23 de setembro, a Semana Inclusiva (SISC) 2021, evento criado para ampliar e conscientizar sobre a importância da inserção de pessoas com deficiência (PcDs) e reabilitados do INSS no mercado de trabalho.


A partir de 2021, a semana recebe o apoio do UNOPS, a agência das Nações Unidas especializada em gestão de projetos, infraestrutura e compras. E também conta com a parceria de quase 60 entidades governamentais e não governamentais do estado – veja mais no site oficial do evento, em que também é possível conferir a programação.


Pelo segundo ano consecutivo, a SISC será totalmente online, com transmissão ao vivo pelo YouTube do canal oficial da Semana Inclusiva e do Instituto Gentes, nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 14h30 às 16h30


A programação traz temas relacionados à Diversidade e Inclusão, Cuidado e Bem-Estar, Esporte e Lazer, Trabalho e Emprego, Novas Tecnologias e Novas Linguagens e Acessibilidade, com foco principal na empregabilidade de PcDs e reabilitados.


Na última semana, no dia 16 de setembro, os realizadores da SISC fizeram um pré-evento, denominado Sensibilização, também de forma virtual, a fim de orientar o empregador sobre a necessidade do cumprimento do art. 93 da Lei 8.213/91, a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência.


Semana Inclusiva


A primeira feira de empregos do estado – “Dia D” – foi realizada em 2015 e a primeira Semana Inclusiva em 2016. De 2015 até 2021, 9,7 mil vagas de emprego para PcDs foram criadas em Santa Catarina.


Há oito anos, a coordenação do “Dia D” e das Semanas Inclusivas pela Superintendência Regional do Trabalho está a cargo da Auditora-Fiscal do Trabalho Luciana Carvalho, com apoio da Inspeção do Trabalho e da administração.


“O sucesso do evento cresce a cada ano, a partir do incremento de participantes e parceiros, mostrando que a inclusão se faz com muita união, dedicação e amor”, afirma a Auditora-Fiscal do Trabalho Luciana Carvalho.


Inclusão


O principal mecanismo de inserção laboral das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados pela Previdência Social é o art. 93 da Lei nº 8.213, de 1991, para que empresas de qualquer natureza com 100 ou mais empregados preencham de 2% a 5% dos seus postos de trabalho com Pessoas com Deficiência ou beneficiários reabilitados pela Previdência Social.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.