PEC 32: Em reunião virtual, Fonasefe reforça jornada de luta contra a reforma administrativa


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/10/2021



Por Solange Nunes


Edição: Andrea Bochi 


Em reunião virtual, no dia 1º de outubro, os integrantes do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), do qual o SINAIT participa, reforça jornada de luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, que trata da reforma administrativa. Na pauta, organização para terça-feira, dia 5 de outubro, de mobilização no Aeroporto Internacional de Brasília para recepcionar os parlamentares na chegada à Capital Federal e ato no Anexo 2 da Câmara dos Deputados.


O objetivo do Fórum é intensificar as atividades e as mobilizações contra a reforma neste mês de outubro, uma vez que a PEC 32 poderá ser votada a qualquer momento no plenário da Câmara dos Deputados.


Durante a reunião, os representantes das entidades deliberaram, além das atividades em Brasília, manter as mobilizações nos estados e intensificar as interlocuções e pressão por meio das redes sociais. Além disso, dar ampla divulgação à campanha “Carta ao Deputado”, uma carta padrão elaborada pelas entidades para ser compartilhada por e-mail junto às bases dos deputados federais em cada estado e no Distrito Federal.


Na agenda consta também uma mobilização na quarta-feira pela manhã, no Espaço do Servidor, no bloco C, ao lado do prédio do Ministério da Economia, Esplanada dos Ministérios.


De acordo com o diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, o Sindicato Nacional participa das atividades e está mobilizado contra a reforma administrativa. “É uma matéria que trará prejuízos para os serviços públicos, servidores e para a população brasileira. A proposta representa um desmonte dos direitos fundamentais, como o direito à saúde, à educação e ao emprego seguro. Portanto, não pode ser aprovada”.


Tramitação


A matéria espera apreciação no Plenário da Câmara, onde precisa de, no mínimo, 308 votos em dois turnos para seguir ao Senado Federal. No dia 23 de setembro, a Comissão Especial aprovou o texto final da proposta por 28 votos a 18, sob a forma do sétimo substitutivo apresentado pelo relator, deputado federal Arthur Maia (DEM-BA).


Leia aqui “Carta ao Deputado”, divulgue e participe das mobilizações. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.