A trajetória do Projeto Ação Integrada (PAI) é relatada no artigo “Projeto Ação Integrada: Resgate Histórico do Projeto no Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo em Mato Grosso”, de coautoria do Auditor-Fiscal do Trabalho Valdiney de Arruda e dos professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Henrique Roriz Aarestrup Alves e Kelly Pellizari. O texto apresenta ainda um panorama do aprimoramento da iniciativa ao longo do tempo.
O Projeto Ação Integrada foi criado há mais de dez anos a partir da articulação de três instituições públicas presentes no estado de Mato Grosso – a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/MT), o Ministério Público do Trabalho da 23ª Região (MPT) e a UFMT.
O PAI tem por objetivo o combate ao trabalho análogo ao de escravo por meio da oferta de oportunidades de qualificação profissional, de elevação educacional dos trabalhadores resgatados do trabalho análogo ao de escravo e/ou em situação de vulnerabilidade social, e de elevação de renda de trabalhadores e de comunidades vulneráveis a essa situação no estado de Mato Grosso.
Entre outros pontos, os autores destacam que o projeto é referenciado, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pela Organização das Nações Unidas (ONU), como modelo de boas práticas na erradicação do trabalho escravo contemporâneo.