Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi e Dâmares Vaz
Nesta semana de 25 a 28 de outubro, o SINAIT e outras entidades do serviço público intensificaram ações e atividades contra as Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 32/2020, que trata da reforma administrativa e 23/2021, a PEC do calote dos precatórios. Na pauta, ainda, o Dia do Servidor Público (28).
Com várias atividades agendadas, os manifestantes recepcionaram os parlamentares no Aeroporto Internacional de Brasília, protestaram no Anexo 2 da Câmara dos Deputados, realizaram interlocução nos gabinetes dos deputados federais, reuniram-se para debater estratégias e atuação na Câmara, protestaram também numa superquadra de apartamentos funcionais de deputados federais, entre outras ações.
O presidente do SINAIT, Bob Machado, pontua que o Sindicato Nacional articula, com várias frentes de servidores públicos, ações contra a proposta que representa um desmonte dos direitos fundamentais, como o direito à saúde, à educação e ao emprego seguro. Além disso, a matéria significa o fim da estabilidade e do Regime Jurídico Único (RJU), entre outras garantias. “Estamos atuando com força total. Vamos barrar a reforma administrativa na Câmara”, afirmou Bob Machado.