Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
O presidente do SINAIT, Bob Machado, junto com representantes de várias entidades e segmentos de servidores públicos federais e deputados federais, participou de ato público de celebração de luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, que trata da reforma administrativa. A mobilização ocorreu nesta quarta-feira, 15 de dezembro, em frente ao Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
De acordo com Bob Machado, o Sindicato Nacional e as demais entidades trabalharam intensamente para barrar a tramitação da reforma administrativa que trazia presente no texto, várias irregularidades e retrocessos para os direitos dos servidores, serviços e para a população brasileira. “São tópicos que desregulamentam direitos e o SINAIT trabalhou o ano inteiro para barrar a proposta e dirimir os prejuízos para os servidores e sociedade”.
O presidente do SINAIT enfatizou que, desde que a proposta foi apresentada pelo governo federal, o texto da PEC 32 tem sido duramente criticado pelas entidades de classe dos servidores. “A categoria, junto com outras entidades, elaborou e divulgou alguns estudos técnicos, que foram entregues aos parlamentares, para demonstrar que o caminho para a modernização do Estado não é o que está previsto na PEC 32 da reforma administrativa”.
Foram 15 meses de ação, atividades e mobilizações contra a proposta. Além da construção constante de diálogo e interlocução com parlamentares para tratar dos prejuízos trazidos pela matéria, que afetavam a todos. “Desconstruir os serviços estatais e as redes de proteção não é um caminho válido. Precisamos fortalecer, sim, o sistema, buscando um país forte e digno para todos”.
Bob Machado finaliza dizendo que encerrar o ano sem votar a reforma administrativa é uma grande vitória. “No entanto, precisamos continuar atentos, porque a matéria poderá voltar em 2022 e não podemos permitir que seja aprovada no Congresso Nacional”.