Integrantes do Fonasefe analisam trajetória das campanhas durante o ano contra a PEC 32


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
17/12/2021



Por Solange Nunes


Edição: Andrea Bochi


Os integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), que o SINAIT participa, reuniram-se nesta sexta-feira, 17 de novembro, para fazer um balanço das campanhas realizadas pelo Fórum contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020, que trata da reforma administrativa. O diretor de Relações Intersindicais do SINAIT, Marco Aurélio Gonsalves, participou do encontro virtual.


Os representantes ponderaram sobre os 14 meses de ações e atividades contra a reforma administrativa nas capitais e no Distrito Federal, como, a pressão na saída das bases dos deputados federais e a recepção do Aeroporto Internacional de Brasília. As manifestações no Anexo 2 da Câmara dos Deputados e as diversas agendas desenvolvidas com os parlamentares na Casa.


Atividades que foram fortalecidas por meio das redes sociais, como, publicações no Facebook, Twitter, Instagram e também com convidados como a Rita Von Hunty e o cantor Zeca Baleiro, em lives, para tratar da desconstrução do Estado brasileiro e das redes sociais de proteção.


Os sindicalistas analisaram ainda que a reforma administrativa não foi votada neste ano, mas, a postura e a resistência contra a matéria não podem refecer e sim, ser reforçadas até que as entidades consigam que a proposta seja arquivada.


Marco Aurélio destacou que este ano foi intenso em função da pandemia e das atividades e reuniões virtuais para barrar a reforma administrativa. “O SINAIT participou de todas as manifestações contra a reforma administrativa fora e dentro do parlamento. Vamos continuar atentos e trabalhando contra a proposta em 2022”.


Em 2022


Os integrantes do Fórum trataram ainda da importância em continuar trabalhando contra a reforma administrativa paralela a uma Campanha em Defesa do Serviço Pública e a construção de uma pauta salarial para 2022.


Fórum Social Mundial


O Fonasefe irá participar do Fórum Social Mundial (FSM) 2022, que ocorrerá de 26 a 30 de janeiro, em Porto Alegre (RS). Além do Fonasefe, também estará presente o SINAIT. As entidades sindicais vão debater educação, saúde, justiça, entre outros temas.


Além de denunciar o desmonte do Estado brasileiro e os prejuízos que ocorrerão para a sociedade, caso a reforma administrativa seja aprovada no Congresso Nacional.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.