Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
A Delegacia Sindical do SINAIT no Pará (DS-PA) marca o dia 28 de janeiro por meio de mídia móvel busdoor - adesivo publicitário colado nos ônibus, que circulam por vários bairros da capital paraense. A mídia marca a data em que é celebrado o Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho. O objetivo é lembrar a atuação da categoria responsável, entre várias prerrogativas, pelo resgate de trabalhadores em condições análogas à de escravo.
Além disso, a delegacia sindical denuncia, por meio de material imprenso, o processo de precarização do sistema de fiscalização diante da redução drástica do quadro funcional da categoria no Pará, a exemplo dos outros 25 estados e do Distrito Federal.
A delegacia sindical registra a atuação da categoria no Pará em que, nos últimos 26 anos, a partir da criação do Grupo Móvel de Fiscalização Nacional e Estaduais, os Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 56.722 trabalhadores em condições de escravidão contemporânea. No estado do Pará foram resgatados 13.295 trabalhadores, o que representa mais de 24% do total de resgatados no país.
Denuncia ainda a redução em mais de 40% do quadro funcional da Auditoria Fiscal do Trabalho no Brasil. No caso do Pará, mantém um quadro funcional atual de 53 Auditores-Fiscais do Trabalho, o que representa 37% dos 143 Auditores- Fiscais ativos existentes há 20 anos.