Dirigentes da DS/MG-SINAIT e da AAFIT-MG participaram das homenagens
Por Lourdes Marinho, com informações da DS/MG-SINAIT
Edição: Andrea Bochi
A Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais – SRT/MG, com o apoio da Delegacia Sindical - DS/MG-SINAIT e da Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais - AAFIT-MG, prestou uma homenagem às vítimas da Chacina de Unaí, nesta terça-feira, 8 de março. No hall da SRT, em Belo Horizonte, foi descerrada placa em memória dos Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e de Ailton Pereira de Oliveira, motorista do Ministério do Trabalho e Previdência - MTP, assassinados em janeiro de 2004, em pleno exercício de suas atribuições como agentes do Estado.
Os dirigentes da DS/MG-SINAIT, Ivone Corgosinho Baumecker e Rogério Lopes Costa Reis, o diretor do SINAIT e da AAFIT/MG, Henrique Edson Fiorentino, a Auditora-Fiscal do Trabalho Ana Costa da Fonseca, e o superintendente Regional do Trabalho, João Carlos Gontijo de Amorim, participaram da cerimônia de descerramento da placa, além de servidores administrativos e autoridades locais. Entre as autoridades, a procuradora- Chefe do MPT – 3ª Região, Márcia Campos Duarte, o superintendente Regional de Administração do MTP, Acácio Cândido da Silveira Santos, o assessor da Superintendência do Patrimônio da União, José Osmar Lins e o procurador-Chefe da Fazenda Nacional, Ranulfo Alexandre Pingosvik de Melo Vale.
“Além de exaltar a memória dos nossos colegas, as falas foram de críticas à impunidade deste crime. O grito por justiça ecoou durante as homenagens”, diz Ivone Cargosinho.
A bravura dos Auditores-Fiscais do Trabalho também foi destacada nos discursos das autoridades presentes. “A Auditoria Fiscal do Trabalho continua plenamente ativa na defesa dos trabalhadores. Não se amedrontou com o bárbaro assassinato dos colegas por expoentes do agronegócio de feijão e soja de Unaí, Antério e Noberto Mânica”, constata Ivone.
Na ocasião, ocorreu também um recital de poesias e distribuição de rosas em homenagem às mulheres pelo Dia Internacional da Mulher.
“A manhã foi emocionante e de reencontros”, finalizou Ivone Cargosinho.