Com informações da DS-SP
Os Auditores-Fiscais do Trabalho de São Paulo Lívia Ferreira e Renato Bignami tiveram artigos publicados no livro “Informalidade e proteção dos trabalhadores imigrantes: navegando pelo humanitarismo, securitização e dignidade”, lançado em fevereiro, pela editora Outras Expressões.
A obra traz textos de autores especializados no universo do Trabalho. A organização é de Francis Portes Virginio e do Instituto Migração, Gênero e Raça (I-Migra) – entidade focada na promoção da inclusão socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade.
O convite para Lívia e Renato ocorreu por conta das relevantes ações efetuadas, junto aos trabalhadores imigrantes. Francis Virginio é pesquisador pelo Leverhulme Trust, um fundo para pesquisas no Reino Unido com foco em temas relacionados ao trabalho migrante, trabalho escravo e migração forçada.
Lívia Ferreira assina o artigo “Trabalhadoras domésticas imigrantes e a falta de proteção nas intermediações para o trabalho no Brasil”. Renato Bignami vem com “Migração irregular e a economia informal na América Latina”. “Nossa participação nesta iniciativa demonstra que o esforço da Inspeção do Trabalho no Brasil goza de grande reconhecimento”, analisou Lívia Ferreira.
É importante lembrar aqui, que Lívia e Renato também foram os organizadores da obra “O trabalho escravo na indústria da moda no Brasil”, que teve o apoio do SINAIT e pode ser acessado, gratuitamente, por meio de banner localizado no canto superior direito do site da entidade – acesse aqui.
Obra
“Informalidade e proteção dos trabalhadores imigrantes: navegando pelo humanitarismo, securitização e dignidade” traz reflexões relevantes sobre temas relacionados à migração e trabalho, sendo escrito a partir de intensa colaboração entre as universidades de Strathclyde (Reino Unido), Grenoble (França) e a Universidade Federal do Acre.
Além disso, participaram servidores públicos, organizações da sociedade civil e coletivos de imigrantes. A obra contou com financiamento do Conselho de Pesquisa Econômica e Social do Reino Unido (ESRC) e da Leverhulme Trust.
Confira a obra Informalidade e proteção dos trabalhadores imigrantes: navegando pelo humanitarismo, securitização e dignidade.