As novas diretrizes complementarão as convenções existentes da organização
Com informações da OIT
O Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovou um conjunto de diretrizes sobre os princípios gerais da inspeção do trabalho.
Estas diretivas dizem respeito à organização, à estrutura, às competências e ao funcionamento das inspeções do trabalho, visando, além de melhorar, trazer um impacto positivo na aplicação das Normas Internacionais do Trabalho.
As diretrizes complementam e destinam-se a auxiliar os Estados membros da OIT na aplicação das disposições da Convenção de Inspeção do Trabalho na Indústria e no Comércio, 1947 (nº 81), e da Convenção de Inspeção do Trabalho (Agricultura), 1969 (nº 129), com o objetivo final de promover o respeito aos direitos trabalhistas no contexto do mundo do trabalho contemporâneo.
Além disso, buscam orientar os mandantes da OIT quanto a uma abordagem da Inspeção do Trabalho mais atual e contextualizada dentro dos desafios atuais do mundo do trabalho.
A decisão de aprovar as diretrizes segue os debates realizados durante uma reunião tripartite de especialistas, ocorrida de 13 a 16 de dezembro de 2021.
Esse é o primeiro instrumento internacional não vinculante desta natureza, validado por governos, empregadores e trabalhadores.
Para o SINAIT, iniciativas e ações que buscam atualizar e contextualizar a atuação da Inspeção do Trabalho no Brasil e no mundo são sempre muito positivas e fortalecem essa atuação.