Fonasefe promove Jornada de Luta em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de março


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
21/03/2022



Programação está sendo construída. No dia 30, ocorrerá o Ocupa Brasília, quando são esperadas caravanas de servidores vindas de todo o País


Por Lourdes Marinho
Edição: Andrea Bochi


O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) promove uma Jornada de Luta em Brasília nos dias 29, 30 e 31 de março. São esperadas caravanas de todo o Brasil para fortalecer o movimento, uma vez que o prazo legal para a concessão da recomposição salarial é até 4 de abril. A realização da jornada foi definida em reunião virtual na sexta-feira, 18 de março. A programação está sendo construída.


Desde o dia 16 de março, os servidores fazem vigília na porta do Ministério da Economia, mostrando a disposição para iniciar um processo de negociação.


No dia 18 de janeiro, o Fonasefe protocolou ofício no Ministério da Economia solicitando reajuste emergencial de 19,99% para todos os servidores públicos e a abertura das negociações com o governo. A correção salarial para todos os servidores públicos é um direito constitucional. “Em vários estados e municípios esse processo de negociação está ocorrendo, inclusive com vários acordos já anunciados. Esperamos urgentemente que possamos negociar com o governo federal, pois estamos pressionados pelos prazos legais em ano eleitoral”, explica o diretor do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves, que representou o sindicato na reunião.


No dia 23 de março, o Fonasefe encaminhará novo ofício, além dos ofícios individuais que serão enviados pelas entidades que integram o Fórum, solicitando uma audiência com o governo. “É importante que os integrantes do Fórum façam articulações junto aos parlamentares que defendem o serviço público, para que eles os acompanhem na audiência”, informam os dirigentes sindicais.


Na quarta-feira, 30 de março, ocorrerá o Ocupa Brasília. A atividade integra as manifestações da jornada de luta, quando servidores vindos de todo o País estarão na capital federal. “É Importante que os sindicatos estaduais, regionais e locais de servidores públicos montem caravanas para Brasília para participar da Jornada de Luta, em especial do Ocupa Brasília”, reforçam os dirigentes sindicais. 


Participaram ainda da reunião representantes da ANDES-SN, ASSIBGE-SN, FENASPS, CONDSEF, SINASEFE, FENAJUFE, ASFOC-SN, SINAL, SINDIRECEITA , FASUBRA, PROIFES, CUT, SINDMPU e  CSP/CONLUTAS.


Confira a agenda de mobilização do Fonasefe para abril:


Dia 01/04/22 – Ato pela Liberdades democráticas: ditadura nunca mais, convocado pelo ANDES-SN, na cidade de Porto Alegre; 


Dia 07/04/22 – Dia Mundial da Saúde, atos em defesa dos SUS estão programados para o correr em todo Brasil;


Dia 09/04/22 – Dia Nacional de Luta.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.