SINAIT acompanhou anúncio favorável do Governo à ratificação da Convenção 190 da OIT


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/08/2022



Por Cristina Fausta


O presidente do SINAIT Bob Machado e o diretor Lucas Reis participaram de reunião no Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), na manhã de quarta-feira (3/8), na qual o secretário-executivo do órgão, Lucio Capelletto, anunciou que o Governo Federal é favorável à ratificação a Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O tratado é relativo ao combate às violências e assédios no meio ambiente do trabalho. O processo de ratificação tem início com a assinatura do instrumento pelo presidente da República e posterior remessa ao Congresso Nacional, para deliberação.


O anúncio veio acompanhado da solicitação para que as entidades promovam ações pela ratificação da Convenção ainda neste de agosto, que marca a campanha Agosto Lilás pelo combate à violência contra as mulheres a fim de sensibilizar a sociedade, parlamentares e o Governo Federal pela urgente assinatura do tratado.


A reunião contou com a presença da procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados, deputada federal Tereza Nelma (PSD/AL), além de representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).


“A notícia de que o Governo é favorável à Convenção 190 já é fruto das ações realizadas pelas entidades que atuam em defesa dos trabalhadores. Agora é momento de intensificar essas atividades e conclamar a todos para luta pela rápida ratificação desse normativo que estabelece os meios para se combater a violência e o assédio moral ou sexual no mundo do trabalho que levam à violação dos direitos humanos”, comentou Bob Machado.


Ações do SINAIT


A Convenção sobre a Eliminação da Violência e do Assédio no Mundo do Trabalho foi adotada na Conferência Internacional da OIT no dia 21 de junho de 2019 e entrou em vigor em 25 de junho de 2021. Neste período, pelo menos dez países já ratificaram o acordo e o SINAIT tem atuado ativamente para que o Brasil passe a fazer parte desta lista de nações.


Em ato promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados no dia 10 de março deste ano, a diretora do Sindicato, Rosângela Rassy ressaltou, entre outros pontos, o papel da Inspeção do Trabalho no combate ao assédio e violência no trabalho, objeto da Convenção. Em sua participação, Rassy destacou que, em quatro artigos dos 20 da Convenção 190, há referência direta à relevância da atuação da Inspeção do Trabalho.


Ainda em março, o SINAIT participou de reunião, que contou com a participação de representantes da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados; da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra); da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT) e do Instituto Avon, entre outros, e que se discutiu passos pela busca de apoio das centrais sindicais, entre outras entidades, para adesão à Carta Aberta que cobra a ratificação da Convenção 190 pelo Brasil.


Entenda a Convenção 190


A Convenção 190 é o primeiro tratado internacional que define padrões legais sobre violência e assédio no mundo do trabalho, incluindo violência de gênero e assédio sexual. Também são tratadas questões que integram formas menos abordadas de abusos, como o assédio organizacional. Segundo a OIT, a violência e o assédio no trabalho podem assumir várias formas e causar danos físicos, psicológicos, sexuais e econômicos às vítimas.


Os países que ratificam a convenção passam a ter responsabilidade de promover um ambiente geral de tolerância zero contra essas atitudes patronais prejudiciais aos trabalhadores.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.