Governo quer concluir negociação com servidores até abril, afirma ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/02/2023



A próxima rodada de negociação entre governo e servidores ocorrerá na quinta-feira, 16 de fevereiro, em Brasília. SINAIT irá participar da mesa, como representante do Fonacate na Campanha Salarial conjunta dos servidores


Por Dâmares Vaz


Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo publicada nesta segunda, 13 de fevereiro, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que o governo deve concluir nas próximas semanas a negociação do reajuste das remunerações dos servidores federais do Executivo e pagar até abril de 2023. O aumento pode chegar a 9%, mas o valor final ainda depende de uma decisão sobre ajustar ou não o auxílio-alimentação.


A chefe da pasta reconheceu, porém, que dificilmente o governo conseguirá repor integralmente a perda inflacionária dos anos do governo passado, que muitas categorias têm calculado estar próxima dos 27%.


Ela esclareceu ainda pontos sobre os recursos orçamentários destinados à recomposição salarial. De acordo com Dweck, para 2023 o orçamento definido é de R$ 11,2 bilhões, e qualquer combinação de medidas deverá se adequar a ele. Para 2024, pode ter um valor anualizado de até R$ 16 bilhões – que seria o impacto gerado para o ano seguinte.


A ministra também falou sobre realização de concursos e reforma administrativa. Leia aqui a entrevista na íntegra.


Entidades mobilizadas por reajuste emergencial


O SINAIT e outras entidades integrantes do Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate) seguem mobilizadas pelo reajuste emergencial das remunerações dos servidores do Executivo. Nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o fórum escolheu o Sindicato para ser uma das entidades que vai representá-lo na próxima rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), que ocorrerá na quinta-feira, 16 de fevereiro. A decisão saiu de reunião do Fonacate nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, da qual participou o presidente do Sindicato, Bob Machado.


Cada entidade poderá enviar somente um representante para a rodada, que será com o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em Brasília.


A Campanha Salarial 2023 é realizada em parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) – o SINAIT compõe os dois grupos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.