PE: Auditores-Fiscais do Trabalho resgatam trabalhador indiano que estava embarcado


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
16/02/2023



*Com informações da Auditoria-Fiscal do Trabalho


Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco resgataram um trabalhador, de nacionalidade indiana, submetido a trabalho forçado em uma embarcação com bandeira de Malta, atracada no porto de Suape. A ação fiscal ocorreu no dia 3 de fevereiro. Resgatada, a vítima recebeu as verbas trabalhistas pagas pela empresa responsável pelo navio e foi repatriada para o seu país de origem.


Os Auditores constataram que o tripulante indiano estava com a prorrogação do contrato de trabalho vencida. Conforme relato do trabalhador e e-mails trocados, ele havia comunicado ao capitão da embarcação que desejava retornar ao país de origem reiteradas vezes, mas era mantido no navio mediante sucessivas promessas fraudulentas de troca da tripulação.


Quando encontrada, a vítima, que era terceiro-oficial do navio, afirmou à fiscalização estar sem perspectiva de retornar ao país de origem. O trabalhador apresentava sinais de exaustão e forte desgaste mental em razão do longo período que permaneceu embarcado, e a todo momento repetia que desejava voltar para casa.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.