SINAIT alerta filiados para golpe da GAT


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
17/02/2023



Ao receber ligações, mensagens ou cartas sobre valores de causas a receber, nunca forneça seus dados e nem faça pagamentos antecipados


Por Lourdes Marinho


O SINAIT reforça o alerta aos seus filiados sobre golpes que visam à extorsão de dinheiro, o mais recente é o da Gratificação de Atividade Tributária (GAT). Vários filiados estão recebendo ligações em que o estelionatário se identifica como Sebastião e diz ser do SINAIT. Ele informa que existe um alvará que foi enviado pelos Correios e retornou, e que o filiado precisa entrar em contato com a Procuradoria com urgência para recebimento do suposto valor da GAT, e para falar com o procurador Gilmar Araújo. Os nomes dos estelionatários e do falso procurador podem variar, mas a abordagem é a mesma. 


O SINAIT reitera aos Auditores-Fiscais e pensionistas que tenham máxima atenção a esse tipo de comunicação, que pode ser também por carta, e-mail e por aplicativos de mensagens. Como de praxe, nesses golpes eles pedem para fornecer dados bancários. Também é comum que os criminosos peçam à vítima para depositar dinheiro antecipadamente a fim de perceber os valores da suposta causa.


É fundamental ter em mente que ninguém tem que pagar nada antecipadamente para receber qualquer que seja a causa na justiça. Desconfie também se você não está fazendo parte de nenhum processo judicial.


E lembre-se sempre: não faça depósitos, não forneça dados pessoais, não faça ligações para nenhum tipo de número fornecido numa situação dessa. Se receber ligações telefônicas, correspondência ou mensagem por aplicativo, fale imediatamente com a assessoria jurídica do Sindicato pelo telefone (61) 3328-0875 ou pelo e-mail [email protected] ou procure a polícia.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.