MCCE trata de fortalecimento de pautas da diversidade e projeto eleitoral 2023


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
22/03/2023



Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi


O diretor do SINAIT Benvindo Soares participou da reunião desta quarta-feira, 22 de março, em formato virtual, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), do qual o SINAIT participa. Na pauta, Grupo de Trabalho da Diversidade, Projeto MCCE 2023, entre outros assuntos.


Luciano Santos, diretor do MCCE, disse que, no dia 17 de março, ocorreu o primeiro encontro do Grupo de Trabalho da Diversidade, coordenado pelo cofundador e ex-diretor MCCE, Carlos Moura. “A reunião foi de apresentação dos participantes e rodada de conversa com sugestões, propostas e encaminhamentos a fim de pensar questões relacionadas a representatividade da diversidade, como os negros e as negras, os povos indígenas, os grupos de orientação de gênero e outros mais, na vida política, com foco na ampliação dessas candidaturas”.


Os integrantes do Movimento reforçaram ainda a dificuldade de representação dos grupos negros, indígenas e de mulheres em cargos públicos de chefia e no processo eleitoral brasileiro.


Trataram também das medidas anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta terça-feira, 21 de março, que destina, dentre elas, um mínimo de 30% dos cargos em comissão e funções de confiança da administração federal a pessoas negras a fim de ampliar políticas públicas de igualdade racial e combate ao racismo. Na ocasião do anúncio, o presidente Lula assinou um conjunto de seis decretos que visam fortalecer ações de inclusão e combate ao racismo em diferentes frentes. O anúncio do governo federal marcou a celebração do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


Projeto MCCE 2023


Os participantes referendaram ainda a importância do Projeto MCCE 2023. O conteúdo está recebendo contribuições de órgãos e parceiros a fim de auxiliar nas sugestões de alterações para o sistema eleitoral brasileiro.


De acordo com Benvindo Soares, que representou o SINAIT e o Instituto Mosap, o Grupo da Diversidade e o Projeto MCCE 2023 tratam de temas importantes para o Sindicato Nacional. “Estamos aqui para ajudar com ideias e acompanhar os debates que são caros para nossa categoria”. 


Ao final do encontro, os integrantes concordaram em encaminhar ofício aos órgãos públicos e à Presidência da República se colocando à disposição para ajudar no debate que trata da adversidade por meio do Grupo de Trabalho da Diversidade do MCCE.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.