SINAIT participa de reunião em que o governo apresenta minuta para nortear mesa de negociação com entidades


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/05/2023



Por Solange Nunes


A diretora do SINAIT Rosa Maria Campos Jorge participou da reunião em que a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho apresentou uma minuta – Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) 2023 – para as entidades sindicais. O objetivo do documento é o de nortear o funcionamento da mesa nacional e garantir um espaço permanente, paritário, democrático para a negociação coletiva no serviço público. A apresentação contou com a presença da ministra Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que apresentou José Lopez Feijóo, como novo secretário de Gestão de Pessoas e Relação do Trabalho. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 24 de maio, no Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.


Durante a reunião, os representantes das entidades pediram esclarecimentos e questionaram alguns pontos da minuta. Neste sentido, a fim de debater com mais detalhes o conteúdo do documento, as entidades, dentre elas o SINAIT, irão se reunir para analisar o texto e elaborar novas temáticas para a proposta. As contribuições deverão ser enviadas para o MGI até o dia 12 de junho. O material enviado será debatido conjuntamente pelas entidades e a equipe do governo no dia 21 de junho.


Durante o encontro, a ministra Esther Dweck anunciou a divisão da Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho (SGPRT) em dois órgãos. A Secretaria de Relações de Trabalho que ficará responsável pelas negociações da Mesa Permanente. Enquanto a Secretaria de Gestão de Pessoas irá gerir a administração de pessoal com foco em questões como folha de pagamentos, movimentação de pessoal, entre outros assuntos.


De acordo com Rosa Jorge, a mesa de negociação é uma vitória para todos e permite a condução de gestões nacionais e específicas de cada categoria. Na ocasião, ainda, cobrou concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho. “É uma demanda urgente da categoria que reiteramos nesta mesa de negociação permanente. O SINAIT acredita no diálogo e estamos aqui para contribuir”.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.