Revista Atente divulga entrevista do vice-presidente do SINAIT que trata das reivindicações da categoria e da Chacina


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/06/2023



A publicação ainda traz outros assuntos importantes sobre o mundo do trabalho


Por Cristina Fausta
Edição: Solange Nunes


A 37ª edição da Revista Atente!, do estado do Piauí, traz uma entrevista exclusiva com o vice-presidente do SINAIT, Carlos Silva, sobre as principais reivindicações da categoria e sobre a Chacina de Unaí, crime que vitimou os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva, e o motorista Ailton Pereira de Oliveira, todos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego. A Chacina já completou 19 anos. Os mandantes foram condenados, mas continuam respondendo em liberdade. 


Ainda sobre a Chacina de Unaí, a revista traz matéria sobre o pedido do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando liminar para garantir a execução imediata da ordem de prisão contra Norberto Mânica, José Alberto de Castro e Hugo Alves Pimenta, os mandantes do crime.


Outro destaque da publicação é a matéria da participação da diretora do SINAIT Vera Jatobá em audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 22 de junho, sobre o Projeto de Lei 1102/2023. O texto trata da regulamentação do art. 243 da Constituição Federal para dispor sobre expropriação das propriedades rurais e urbanas onde se localizem a exploração de trabalho em condições análogas a de trabalho escravo. Na ocasião, Jatobá defendeu que a política a ser implantada reforçará o sistema punitivo que tanto faz falta para a finalização das atividades dos Auditores-Fiscais do Trabalho.


Outros destaques


A edição 39ª ainda traz outras matérias importantes para o mundo do trabalho. Uma delas é sobre a campanha deflagrada pelo SINAIT, no mês de abril, para chamar a atenção da sociedade e das autoridades dos Três Poderes para a urgência de realização de concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho. O texto informa que foram instalados seis outdoors nas imediações do Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek por meio dos quais o Sindicato alerta que há apenas um fiscal do trabalho para cada 52 mil trabalhadores no país. Reforça ainda que a fiscalização é indispensável para acabar com o trabalho escravo.


Outro assunto abordado é o valor das inscrições do Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – 39 ª Enafit, que acontecerá de 17 a 22 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O texto informa que as informações e as inscrições estão disponíveis no hotsite www.enafit.com.br e que os preços mudam dia 7 de julho.


A publicação traz, também, uma matéria sobre o Filme Pureza, que retrata a luta de Pureza Lopes Loyola durante três anos na busca por seu filho Abel nas áreas de garimpo e fazendas no interior do Maranhão e Pará. Os relatos do longa-metragem trazem à luz uma realidade denunciada diuturnamente pelos Auditores-Fiscais do Trabalho e pelo SINAIT sobre o trabalho escravo.


Conquista


A revista relata ainda a vitória do Sindicato, que através de muita mobilização e luta, recebeu a notícia, no mês de junho da realização de concurso público com 900 vagas para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho. A reportagem informa que essa será a maior seleção anunciada para a carreira e ressalta que, atualmente, o déficit de Auditores chega a quase 50% dos cargos autorizados e que apenas 1.940 servidores respondem pela fiscalização trabalhista em todo o país. 


Trabalho escravo


Reforçando a urgente necessidade de concurso público, a publicação é fechada com uma matéria sobre o resgate de 14 trabalhadores encontrados por Auditores-Fiscais do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho de Ponta Grossa em situação degradante e irregular de trabalho e moradia. 


Clique aqui e confira a 39ª edição da revista Atente!

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.