SINAIT busca apoio da SIT para nomeação de 13 candidatos remanescentes do concurso de 2013


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
14/07/2023



Por Lourdes Marinho
Edição: Solange Nunes 


O presidente do SINAIT, Bob Machado, se reuniu na terça-feira, 11 de julho, com o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Melo, para buscar apoio à nomeação de 13 candidatos aprovados no cadastro reserva do concurso para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, realizado em 2013. O certame ofereceu 100 vagas normais e 50 para o cadastro reserva.


Três candidatos que representam o grupo também participaram da reunião, no gabinete do secretário, no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília. Eles buscam a nomeação através de decisão judicial que questiona uma das questões do concurso.


Na ocasião, os candidatos informaram ao SIT que a Advocacia-Geral da União (AGU) já foi citada pela Justiça sobre o caso deles e tem até 14 de agosto como prazo limite para dar um parecer sobre a reivindicação. 


“Vamos aguardar a provocação pela AGU e manifestaremos o interesse público no preenchimento dessas vagas”, disse o secretário, que ficou de conversar com a Consultora Jurídica do Ministério do Trabalho e Emprego sobre o assunto.  


Bob Machado informou que o SINAIT irá buscar uma audiência com representantes da AGU para tratar do assunto, assim como fez com outros candidatos que estavam nesta mesma situação e já tomaram posse, processo em que a União reconheceu o direito dos autores. Relembre aqui a atuação do SINAIT que resultou na posse de nove candidatos do concurso de 2013.    


“O SINAIT sempre atuou junto às autoridades competentes para que aprovados neste e em outros concursos anteriores fossem nomeados. Há um interesse público na nomeação desses candidatos diante do atual cenário de déficit de Auditores-Fiscais do Trabalho. A nomeação dos 13 candidatos, certamente, não irá interferir na realização do próximo concurso público, que disponibilizou 900 vagas, considerando que há mais de 1.704 cargos vagos”, declarou Bob Machado.


A Auditoria-Fiscal do Trabalho, que tem 3.644 cargos, conta apenas com 1.940 Auditores-Fiscais em atividade. Ou seja, quase metade dos cargos estão vagos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.