39º Enafit: painel em formato de talk show aborda direito do trabalhador à eliminação do trabalho forçado ou obrigatório


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
21/07/2023



A mediação do talk show é da Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira, e estão confirmados como palestrantes a Auditora Dercylete Lisboa (RJ) e os Auditores Rafael Neiva (SP) e Lucas Reis (SC) 


Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi


Um painel sob formato de talk show aborda o tema “Direito Fundamental do Trabalhador: Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório”, no 39º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit). O evento ocorrerá de 17 a 22 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, capital.


A mediação do talk show é da Auditora-Fiscal do Trabalho Lívia Ferreira, e estão confirmados como palestrantes a Auditora Dercylete Lisboa (RJ) e os Auditores Rafael Neiva (SP) e Lucas Reis (SC).


Lívia explica que o objetivo do debate é abordar atuações da Inspeção do Trabalho, no âmbito da eliminação do trabalho escravo, do trabalho forçado e da garantia dos direitos fundamentais no trabalho, que se mostram inovadoras e que representam avanços da política de fiscalização trabalhista.


“Essas novas ‘frentes de atuação’ possibilitam alcançar mais trabalhadores e trabalhadoras, o que também vem ocorrendo por meio do desenvolvimento de novos modelos jurídico-metodológicos voltados para a responsabilização de cadeias produtivas e de valor”, complementa.


A Auditora-Fiscal do Trabalho Dercylete Lisboa irá tratar da relação do trabalho doméstico com o trabalho análogo à escravidão e lembra que essa temática vem sendo abordada de forma institucional pela Inspeção apenas recentemente. “Na minha palestra, a ideia é colocar o tema com todas as suas peculiaridades, incluindo dificuldades nas ações fiscais, como a questão da inviolabilidade do domicílio. Embora seja um assunto com visibilidade nos últimos anos, ainda precisa ser disseminado na carreira. A Inspeção precisa se apropriar desse campo.”


Dercylete lembra que, em 2021, foi criada a Coordenação Nacional de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade de Oportunidades no Trabalho, para fomentar um mundo do trabalho inclusivo, seguro e sadio, combater discriminação e tratar do trabalho doméstico. “Mas até agora é um projeto facultativo, adotado por sete unidades regionais do Ministério do Trabalho e Emprego”, afirma. No painel, a Auditora vai detalhar o funcionamento da coordenação.


O Auditor Rafael Neiva promete ao enafitiano, em sua palestra, uma abordagem técnica e pragmática dos dispositivos legais que regulam a terceirização de serviços. Ele falará ainda do papel fundamental da Inspeção do Trabalho no combate à precarização nessas relações e na preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores terceirizados, por meio da correta interpretação e aplicação da lei ao longo de toda a cadeia de terceirização.


“Pode-se dizer que a terceirização de serviços é, hoje, o tema de maior destaque no mundo do trabalho e um dos maiores desafios para a Inspeção do Trabalho, já que é inequívoca a precarização decorrente e que está presente praticamente em todos os setores e atividades econômicas”, acrescenta Rafael.


A responsabilização de empresas transnacionais por violação a direitos fundamentais será o assunto principal da apresentação do Auditor Lucas Reis. “Muitas vezes, as operações dessas grandes corporações, que se constituem de extensas cadeias de fornecimento de produtos, serviços, contratações e subcontratações, são praticadas por elas em flagrante ‘cegueira deliberada’ com relação à prática de trabalho escravo contemporâneo em sua cadeia de valor. É de fundamental importância que as legislações internas dos países se adaptem a essa realidade e encontrem mecanismos de responsabilização adequados, também em nível global”, aponta o Auditor.


O painel abre a programação do dia 21 de setembro, quinta-feira, das 8h30 às 10h.


O SINAIT reforça o convite aos Auditores-Fiscais do Trabalho – ativos, aposentados, pensionistas e acompanhantes dos Auditores para o Encontro e lembra que, quanto mais cedo for feita a inscrição, menor será o valor a ser pago. Venha rever os colegas e confraternizar com a sua categoria, além de se atualizar sobre os temas importantes do mundo do trabalho!


PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.