SINAIT pede a ministro do Trabalho urgência nos próximos passos do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
26/07/2023



Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi


O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a diretora Rosa Jorge pediram ao ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, urgência nos próximos passos do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho, a fim de recompor o quadro da fiscalização. Os dirigentes conversaram com o ministro nesta quarta-feira, 26 de julho, em Brasília, e frisaram a importância de o edital ser publicado o mais rapidamente possível.


Divulgado no dia 16 de junho, o certame trouxe 900 vagas. Maior seleção anunciada para a carreira, veio como o resultado de intensa mobilização e luta do SINAIT e da categoria.


Atualmente, o déficit de Auditores chega a quase 50% dos cargos autorizados, e apenas 1.954 servidores respondem pela fiscalização trabalhista em um país continental como o Brasil. O último concurso ocorreu em 2013 e trouxe somente cem vagas, quantidade que não repôs nem o número de Auditores que se aposentou naquele ano.


“Tendo em vista esse cenário difícil, e ainda considerando a crescente precarização do trabalho que ocorreu nos últimos anos no país, o concurso é essencial para que o Estado reforce seu papel de garantidor dos direitos dos trabalhadores”, frisou o presidente do SINAIT ao ministro, que respondeu que a seleção tem sido tratada com prioridade no governo e que tudo fará para garantir a pronta realização do concurso.


Convite


Para estreitar as relações com a categoria, o Sindicato convidou o ministro Luiz Marinho para a sessão solene de abertura do 39º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit), no dia 17 de setembro, às 19 horas, em São Paulo.


O Enafit ocorrerá de 17 a 22 de setembro. As palestras e debates serão sediados no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. O tema “A Auditoria-Fiscal do Trabalho na defesa dos direitos fundamentais da classe trabalhadora” conduz a programação técnica deste ano. O mote refere-se aos cinco Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (PDFT) da Organização Internacional do Trabalho (OIT).


O SINAIT reforça o convite aos Auditores-Fiscais do Trabalho – ativos, aposentados e não filiados –, pensionistas e acompanhantes dos Auditores para o encontro e lembra que, quanto mais cedo a inscrição for feita, menor será o valor pago – os valores do primeiro lote valem até o dia 10 de agosto.


PARA SE INSCREVER, CLIQUE AQUI.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.