Mesa de Negociação: Governo promete apresentar índice de reajuste dia 10


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
03/08/2023



Em reunião hibrida nesta terça-feira, 1º de agosto, integrantes do Fonacate, a exemplo do SINAIT, acordaram como serão as falas do Fórum no próximo dia 10 e ainda revisaram ponto a ponto a pauta não remuneratória entregue ao governo


Por Lourdes Marinho, com informações de Ascom/FONACATE


A próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente ocorrerá na quinta-feira, 10 de agosto, cercada de grande expectativa, pois o governo prometeu apresentar um índice para o reajuste salarial de 2024. A promessa foi feita pelo governo na reunião passada, realizada dia 25 de julho, que tratou apenas das pautas não remuneratórias.


Desta vez, o debate será a respeito da pauta remuneratória, que inclui pedido de recomposição das perdas acumuladas e equiparação de benefícios dos servidores do Executivo com os do Judiciário e Legislativo.


Em reunião híbrida do Fonacate, nesta terça-feira, 1° de agosto, os dirigentes das entidades dos servidores federais que integram o Fórum, a exemplo do SINAIT, avaliaram os avanços da pauta de reivindicações. O presidente do SINAIT, Bob Machado, participou da reunião de forma on-line.


Na ocasião, as entidades acordaram como serão as falas do Fórum no próximo dia 10 e revisaram ponto a ponto a pauta não remuneratória entregue ao governo pelo Fonacate, Fonasefe e Centrais Sindicais.


Falaram também sobre a ansiedade das categorias na definição dos percentuais de recomposição não somente para 2024, mas também para 2025 e 2026, uma vez que as negociações plurianuais têm sido mais efetivas.


Os integrantes do Fonacate esperam avanços na pauta remuneratória, assim como os ocorridos na rodada anterior, que tratou da pauta não remuneratória, com o Decreto 10.620/2021, que transferiu aposentadorias e pensões para o INSS; a regulamentação da licença classista sem ônus para as entidades; e a inclusão do Benefício Especial nos assentos funcionais dos servidores que migraram para o RPC.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.