SE: Em ação na BR-235, Auditores-Fiscais constatam problemas de vínculos de motoristas profissionais


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
04/08/2023



Com informações da SRTE-SE


Os Auditores-Fiscais do Trabalho de Sergipe detectaram ausência de registro de dois motoristas profissionais e de um empregado que coletava dinheiro da passagem de ônibus nesta sexta-feira, 4 de agosto, na BR-235, no município de Nossa Senhora do Socorro, localizado na Região Metropolitana de Aracaju. Os problemas de vínculo foram constatados durante operação para averiguar possível aliciamento de trabalhadores em deslocamento de Sergipe para o estado de Santa Catarina. A operação foi deflagrada, após denúncia feita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe (SRTE-SE).


De acordo com o chefe da Fiscalização do Trabalho da SRTE-SE, Auditor-Fiscal do Trabalho Thiago Laporte, a ação foi iniciada a fim de verificar se havia indícios de aliciamento dos trabalhadores viajando de ônibus e possíveis condições análogas à escravidão. “Após realização de entrevistas com os passageiros do ônibus, a equipe de Auditores-Fiscais constatou que se tratava apenas de transporte irregular de passageiros e não aliciamento de trabalhadores para submissão à condição análoga à de escravo”.


Após a verificação, explicou Laporte, a empresa proprietária do ônibus foi notificada pelos Auditores-Fiscais do Trabalho. “A empresa terá que apresentar documentos e prestar os esclarecimentos devidos”.


Denúncias


No caso das denúncias de trabalho análogo ao de escravo, o canal para registro é o “Sistema Ipê”. Nesse canal, não há a necessidade de identificação.


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.