PR: Auditores-Fiscais do Trabalho identificam diversas irregularidades no armazém de grãos que explodiu em Palotina


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
08/08/2023



Eles interditaram a entrada nas áreas destruídas do complexo e a operação nas áreas afetadas pela explosão


Por Lourdes Marinho e Dâmares Vaz, com informações da SRT/PR e do MTE
Edição: Andrea Bochi 


Cinco Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná (SRT/PR) estão investigando o acidente que vitimou oito trabalhadores haitianos e um brasileiro na explosão de um armazém de grãos da C.Vale, em Palotina, no interior do Paraná, no dia 26 de julho passado. Até agora, eles identificaram diversas irregularidades trabalhistas, que podem ter relação com o acidente de trabalho, que também deixou 12 trabalhadores feridos, nove deles em estado grave. Eles interditaram a entrada nas áreas destruídas do complexo e a operação nas áreas afetadas.


“Estamos na fase de auditoria dos documentos e de descrição das irregularidades identificadas, e averiguando a possível relação das irregularidades com o acidente de trabalho ampliado”, informa o Auditor-Fiscal do Trabalho Maurício Pavesi, de Ponta Grossa, que integra a equipe de fiscalização, com outros quatro Auditores de Foz do Iguaçu, ambas cidades do Paraná.


Iniciada no dia 31 de julho, a investigação tem sido feita em conjunto com os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da empresa e não tem data prevista para ser encerrada.


De acordo com a fiscalização, aproximadamente 50 mil toneladas de grãos e ração que ainda estão nos armazéns danificados precisam ser retiradas do local com urgência, por conta do alto risco de novos acidentes, em decorrência da deterioração e formação de gases, já que os grãos estão sem aeração e proteção contra chuvas.


“A aeração de grãos armazenados consiste essencialmente em promover a passagem de ar natural de baixo fluxo através dos grãos, a fim de diminuir e homogeneizar a sua temperatura, para impedir a migração de umidade e, dependendo das condições climáticas e do fluxo de ar, favorecer a secagem dos grãos”, explica Pavesi, que informou que o SESMT já fez o planejamento para a retirada do material do local.


Com sede em Palotina, no oeste do Paraná, a C.Vale é uma das maiores cooperativas do Brasil, com faturamento de R$ 22,6 bilhões em 2022. A empresa atua na área de grãos, leite, peixe e suínos, e tem 26 mil associados.


Inquérito


A embaixadora do Haiti, Rachel Coupaud, foi recebida na sexta-feira, 4 de agosto, pelo secretário da Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Luiz Felipe Brandão. No encontro, ambos conversaram sobre a explosão do silo de grãos. 


Durante a reunião, o secretário de Inspeção do Trabalho salientou à embaixadora que o ministério está dando plena atenção ao caso, já tendo instaurado inquérito para investigar as causas do acidente, adiantando as medidas já adotadas. Além disso, a equipe do MTE se disponibilizou a ajudar em consultas formais a outros órgãos para investigação do direito dos familiares e possíveis formas de cooperação para proteger trabalhadores imigrantes e evitar que esse tipo de acidente se repita.


Atualmente, o Brasil é a casa de mais de 100 mil haitianos. As vítimas haitianas tinham status migratório regular e trabalhavam como avulsos na empresa de grãos.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.