MA: Auditora participa de acolhimento de novos jovens aprendizes da rede de supermercados Grupo Mateus


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
10/08/2023



Por Dâmares Vaz


Edição: Andrea Bochi


Coordenadora Regional de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT/MA), a Auditora-Fiscal do Trabalho Léa Cristina da Costa Silva Léda participou no dia 4 de agosto de um momento de acolhimento dos novos jovens aprendizes da rede de supermercados Grupo Mateus, a maior rede varejista do Norte e Nordeste. O evento ocorreu em São Luís.


Os adolescentes foram inseridos nas cotas por meio de um trabalho de sensibilização do empregador pela SRT/MA, para que 50% mais 1 das vagas fossem destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade, observa Léa. Os adolescentes encaminhados constam dos cadastros tanto da SRT/MA quanto da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).


“Foi um encontro exclusivo e presencial, em que falei sobre a importância da aprendizagem profissional como a forma mais qualificada e segura de inserção de adolescentes no mercado de trabalho”, relatou Léa.


Aprendizagem na capital


Na capital do estado, nas ações fiscais realizadas no período de 2020 a 2023, 231 adolescentes foram identificados aptos para a aprendizagem. Mais 124 jovens, oriundos de outras vulnerabilidades, foram indicados por entidades como os Conselhos Tutelares e a OAB, ou procuraram eles mesmos a Coordenação de Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil da SRT/MA.


Desse total de 355 adolescentes com 14 anos ou mais oriundos do trabalho infantil e de outras vulnerabilidades, 115 (mais de 30%) obtiveram vagas de aprendizagem profissional sensibilizadas pela SRT/MA.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.