ES: Auditores abordam e cadastram 22 adolescentes em situação de trabalho infantil na feira de Itapuã, em Vila Velha


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
15/08/2023



Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi


Os Auditores-Fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Espírito Santo (SRT/ES) abordaram e cadastraram 22 adolescentes - sendo um de 13 anos e 21 com idade acima de 14 anos - em situação de trabalho infantil, durante ação fiscal de combate ao trabalho infantil dentro do projeto Feira Livre de Trabalho Infantil, no dia 5 de agosto, na feira de Itapuã, no Município de Vila Velha (ES).


De acordo com o Auditor-Fiscal do Trabalho Péricles Rocha de Sá Filho, coordenador Regional de Fiscalização do Trabalho Infantil no Espírito Santo, os adolescentes se encontravam trabalhando como vendedores ambulantes, em barracas de venda de produtos da feira e de produtos alimentícios, e como carregadores de mercadorias.


Péricles Rocha disse ainda que durante a ação as equipes constataram redução significativa de adolescentes com idade inferior a 14 anos, ao compararem com a ação realizada, na mesma feira, no ano passado. “Além da redução de jovens encontrados na feira também observamos uma maior demonstração de aceitação do operativo, por parte de feirantes e frequentadores, que faziam questão de parabenizar a equipe, pelo trabalho desenvolvido, situação diferente do ambiente de hostilidade e resistência enfrentado na ação do ano anterior”.


Participaram além dos Auditores-Fiscais do Trabalho, representantes do TRT/ES, MPT/ES, MPES, da Secretaria de Assistência Social, do PETI, de abordagem do Creas, Fiscais de Postura de feiras e Guarda Municipal do município de Vila Velha, bem como representantes de Entidades Formadoras de Aprendizagem Profissional e da sociedade civil.


Confira aqui o vídeo da operação. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.