Dirigentes do SINAIT buscam apoio da deputada Flávia Morais (PDT-GO) para ampliar orçamento da fiscalização


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
24/08/2023



Representantes de Goiás pediram ainda mais Auditores-Ficais para o estado, que atualmente conta com 54 Auditores 


Por Lourdes Marinho
Edição: Andréa Bochi  


Dirigentes do SINAIT estiveram com a deputada Flavia Morais (PDT/GO), nesta quarta-feira, 23 de agosto, buscando o apoio da parlamentar para ampliar o orçamento da Inspeção do Trabalho para 2024. Participaram da reunião com a parlamentar o presidente do SINAIT, Bob Machado, o diretor José Fontoura, a delegada sindical de Goiás (DS/GO) e presidente do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) do SINAIT, Olga Machado, e o candidato à presidente à DS/GO Anisio da Silva.


Na ocasião, Bob Machado explicou as dificuldades da fiscalização por conta da redução do orçamento nos últimos seis anos. Também informou sobre a abertura de concurso com 900 vagas para a Carreira da Auditoria-Fiscal do Trabalho, que irá recompor parte do quadro de Auditores. A carreira tem mais de 1.600 cargos vagos, mas segundo ele a abertura do certame já é um alento. 


“Todos os anos viemos aos parlamentares, buscamos apoio no sentido de ampliar o orçamento da Inspeção para combater o trabalho escravo e o trabalho infantil, e para tornar o ambiente de trabalho mais seguro”, disse Machado, explicando que os parlamentares têm sido sensíveis às reivindicações do SINAIT.


“No último ano, conseguimos ampliar o orçamento da fiscalização em R$ 8 milhões. Pode parecer pouco, mas é praticamente 30% do orçamento da Fiscalização do Trabalho, que tem um orçamento total em torno de 30 milhões”, pontuou o representante do SINAIT, explicando que, apesar de este ano não ter tido veto no orçamento para 2024, estão sempre na busca pela ampliação porque os trabalhadores precisam de uma Inspeção do Trabalho atuante.


Segundo ele, depois de uma pandemia, de uma crise econômica, de um processo de precarização do trabalho, a atuação da Inspeção do Trabalho é fundamental para garantir os direitos dos trabalhadores no país.


“Para isso, nós precisamos ter estrutura e condições para que possamos entregar para a sociedade o que ela espera da Inspeção”, argumentou.


Mais AFT para Goiás


Os dirigentes do SINAIT pediram ainda o apoio da parlamentar para ampliar o número de Auditores-Fiscais para o estado de Goiás, dentro desse concurso que será realizado. Eles informaram que esta demanda também já foi levada ao secretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho, Luiz Felipe Brandão.


De acordo com Olga Machado e Anísio da Silva, em 1996, Goiás tinha 128 Auditores-Fiscais do Trabalho para atuar em todo o estado, hoje são apenas 54.


“Como polo industrial de moda e do agronegócio, a economia local cresceu muito nesses últimos anos e o estado carece de mais fiscalização. Para isso, a gente precisa de mais Auditores para fiscalizar o estado inteiro”, argumentaram os representantes do SINAIT de Goiás na expectativa de que a quantidade atinja pelo menos uns 100 Auditores.


Flávia Morais disse que vai ver as demandas dos dirigentes do SINAIT com muita atenção.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.