SINAIT reúne-se com Decipex para tratar sobre demandas de aposentados


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/08/2023



Por Solange Nunes


Edição: Andrea Bochi


Nesta quarta-feira, 30 de agosto, o presidente do SINAIT, Bob Machado, e os diretores da entidade Marco Aurélio Gonsalves e Wellington Maciel reuniram-se com o diretor da Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas Órgãos Extintos (Decipex), Marco Aurélio Alvez da Cruz, e sua equipe para tratar de demandas de Auditores-Fiscais do Trabalho aposentados. O encontro ocorreu na sede do Decipex, em Brasília.


De acordo com Bob Machado, há uma reclamação dos Auditores aposentados diante da dificuldade de obter informações e respostas da Decipex, como demora da concessão de aposentadoria, licença-prêmio, pagamento de férias e outras dúvidas. “São demandas importantes dos filiados que precisamos atender”.


Para Marco Aurélio Gonsalves, uma das questões mais cobradas é a demora na concessão da aposentadoria. “Alguns colegas deram entrada há mais de um ano e não conseguiram uma resposta efetiva da Decipex”.


Wellington Marciel reforça o argumento e declara que além da demora na concessão, há a preocupação em saber qual o melhor vínculo como inativo. “Os colegas cobram um simulador de aposentadoria para avaliar o melhor vínculo como aposentado. Se o sistema de integralidade e paridade ou o de aposentadoria complementar”.


O diretor da Decipex, Marco Cruz, explicou que a Decipex está ajustando as demandas e o tempo de concessão está diminuindo. “No entanto, há casos que requerem mais dados e informações do órgão de origem. Motivo pelo qual algumas aposentadorias demoram a ser concedidas”.


Kiria Camila, coordenadora-geral do Decipex, explica ainda que alguns casos mais demorados de concessão estão sendo monitorados. “São pedidos que estão parados por pendências processuais. Estamos atentos e iremos cobrar dos órgãos de origem informações e dados a fim de darmos andamento às pendências”.


Na ocasião, os dirigentes da Decipex explicaram que o governo está desenvolvendo novos programas que irão simular o valor da aposentadoria no sistema de integralidade e de paridade  e também de aposentadoria complementar. No entanto, o programa não está disponível porque é um projeto em desenvolvimento.


Ao final do encontro Marco Cruz, colocou-se à disposição para sanar novas dúvidas e pendências do SINAIT, que deverá enviar uma planilha com os nomes dos filiados e suas respectivas demandas.


O presidente do SINAIT, Bob Machado, agradeceu os esclarecimentos das questões apresentadas pela entidade. “É importante trabalhar em conjunto e vamos encaminhar à Decipex as questões recebidas dos nossos filiados”.


Participaram ainda da reunião pela Decipex, da sessão de benefícios, Pablo Marcos, Elaine de Sousa, Gabriela Figueiredo e Sílvia Maria Barros. 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.