Conatrae cria grupo para estudar e propor ampliação de membros da comissão


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
31/08/2023



Por Andrea Bochi 


A diretora do SINAIT Vera Jatobá participou na tarde desta quarta-feira, 30 de agosto, de reunião híbrida da Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo – Conatrae, para discutir, entre outros itens, a ampliação da composição da Comissão.


Durante a reunião, os participantes discutiram a criação de grupo de trabalho que irá se debruçar sobre o Decreto 9.887 de junho de 2019, que determinou a recriação da Comissão, que tinha sido extinta em abril do mesmo ano. Na recriação da Comissão, houve a redução de membros que passaram de 20 para apenas oito.


Os membros representantes de sete entidades que integram a Conatrae irão discutir em um prazo de três meses a construção de minuta, que deverá alterar o Decreto 9.887, prevendo a ampliação de membros da Conatrae. A minuta deverá ser apresentada e deliberada pelo pleno da Comissão.


Os participantes concordaram que é importante que haja a abertura para a participação ampla de atores que lutam contra trabalho escravo e que possam contribuir para a construção de pautas importantes a serem defendidas pela Comissão.


Além disso, o grupo também irá discutir outras questões. “É importante revisitar alguns outros pontos que necessitem de atualização, não só a ampliação de participações”, afirmou a coordenadora da Conatrae, Andreia Minduca.


Na reunião, também foi iniciada discussão sobre a realização de evento em comemoração aos 20 anos da Comissão, completados em julho deste ano.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.