SINAIT em reunião do NETPSP sobre ações de acolhimento a refugiados e de combate a tráfico de pessoas e trabalho escravo


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
01/09/2023



Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi


A diretora do SINAIT Vera Jatobá participou nesta quinta-feira, 31 de agosto, de reunião promovida pelo Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.


No encontro, que ocorreu de forma virtual, representantes de diversas instituições discutiram assuntos relacionados à atuação da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/SP, que o SINAIT integra), do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CEETP) e do Comitê Estadual para Refugiados (CER).


A reunião foi coordenada por Giuliano Campos de Farias, que comanda o NETP, ao qual a comissão e os comitês estão vinculados.


Os atores sociais presentes no diálogo evidenciaram a importância da cooperação interinstitucional para combater o tráfico de pessoas, apoiar refugiados e trabalhadores em situações vulneráveis, e promover a prevenção ao trabalho escravo.


Um tema de relevância discutido foi a situação de imigrantes do Afeganistão que chegam ao Brasil desde 2021, quando foi autorizada a concessão do visto temporário e da autorização de residência para fins de acolhida humanitária.


Foi ressaltada a importância da cooperação entre diferentes entes, como governos municipal, estadual e federal, sociedade civil, instituições que atuam no mundo do trabalho, para lidar com essa questão humanitária. Uma atualização positiva mencionada na reunião foi a ampliação das vagas em espaços de acolhimentos para migrantes.


Escravo, nem pensar


O coordenador do NETP apresentou ainda, durante o encontro, a publicação Escravo, nem pensar! – Educação para a prevenção ao trabalho escravo, da Repórter Brasil.


Ao final da reunião, a representante da Defensoria Pública da União Juliane Rigon Taborda abordou o papel da Defensoria Pública da União no combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.