39º Enafit: SINAIT na contagem regressiva para receber você no maior evento da categoria, que começa em 17 de setembro


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
12/09/2023



Por Dâmares Vaz 


O SINAIT está na contagem regressiva para receber os Auditores-Fiscais do Trabalho que irão participar do 39º Encontro Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Enafit). De 17 a 22 de setembro, o Sindicato recepciona a categoria em São Paulo, para uma intensa programação técnica sobre o papel da Inspeção do Trabalho na defesa dos direitos fundamentais do trabalhador, tema que norteia os debates desta edição. Além disso, haverá momentos para confraternização e reencontro dos Auditores. 


O presidente do SINAIT, Bob Machado, e a delegada sindical de São Paulo, Ana Palmira Arruda Camargo, ressaltam: “estamos ansiosos e animados para revermos os colegas de anos de luta, que virão de todas as unidades da federação para debater os temas de interesse da carreira e da categoria. Nos dedicamos à construção de uma programação altamente qualificada nos debates e também à promoção de atividades culturais para unir os Auditores. Esperamos ver todos em São Paulo”.


As inscrições pelo hotsite foram encerradas no último dia 4, mas poderão ser feitas no local do encontro. O atendimento presencial, tanto para inscrições quanto credenciamento, começará no dia 16 de setembro, sábado, às 14 horas, no Hotel Blue Tree Premium Paulista, na Rua Peixoto Gomide, nº 707, bairro Cerqueira César.


O tema “A Auditoria-Fiscal do Trabalho na defesa dos direitos fundamentais da classe trabalhadora” refere-se aos cinco Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho (PDFT) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que são: a liberdade sindical e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva; a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou obrigatório; a abolição efetiva do trabalho infantil; a eliminação da discriminação em relação ao emprego e à ocupação, e um ambiente de trabalho seguro e saudável.


A primeira atividade do Enafit ocorre na manhã do domingo, 17 – a Caminhada contra o Trabalho Escravo, no Parque Trianon, na Av. Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). A concentração será às 7h30. Também no domingo, às 19 horas, será realizada a sessão solene de abertura do encontro, na Casa Giardini, na Rua Dr. Jesuíno Maciel, nº 97, Campo Belo.


A partir da segunda-feira, mais de 50 palestrantes darão seguimento aos debates nas dezenas de painéis técnicos, que vão até a sexta-feira, 22. O primeiro debate será na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no dia 18 de setembro, de 8h30 às 12 horas, em que Auditores conversam com estudantes de direito sobre o combate ao trabalho escravo contemporâneo. Depois, a programação técnica segue no Centro de Convenções Rebouças, na Avenida Rebouças, nº 600, bairro Pinheiros.


Atrações da programação cultural


- 18 de setembro, segunda-feira, às 18h30 – Exposição fotográfica “Oficina Do Suor”, do Auditor-Fiscal do Trabalho e fotógrafo Sérgio Carvalho. Local: Oficina Oswald De Andrade


- 20 de setembro, quarta-feira, às 19 horas – Música + Trabalho - trabalho escravo em pauta musical. Com o cantor e compositor Zé Renato. Local: Centro de Convenções Rebouças


- 21 de setembro, quinta-feira, às 20h30 – Baila Comigo (jantar, música ao vivo e karaokê). Local: Villa Vérico


Confira aqui a programação técnica.


Veja a íntegra da programação cultural aqui.


E saiba mais sobre o karaokê no Baila Comigo aqui.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.