PA: Operação “1200.2” resgata 49 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Ourilândia do Norte


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
26/09/2023



Por Lellis Silva, com informações do G1 Pará
Edição: Andrea Bochi


Auditores-Fiscais do Trabalho do Pará resgataram 49 trabalhadores e fecharam dez pontos de garimpo de ouro e cobre no município de Ourilândia do Norte, a cerca de 900 quilômetros da capital Belém. A operação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, e revelou uma triste realidade de exploração e condições degradantes de trabalho.   


As vítimas estavam alojadas em barracões improvisados, cobertos com lona e palha, em chão de terra batida. Dormiam em redes expostas às intempéries da natureza e aos perigos dos animais peçonhentos. Faltava água encanada para necessidades básicas, banho e preparo de alimentos o que forçava os trabalhadores a consumir água contaminada de córregos próximos, carregada de resíduos de mercúrio.


Além disso, os trabalhadores não recebiam um salário fixo, sendo frequentemente remunerados com 3% do que extraíam. Um dos donos do garimpo foi preso.


Após o resgate, a Prefeitura Municipal de Ourilândia do Norte acolheu os resgatados fornecendo cestas básicas e passagens para retornarem para suas cidades de origem. Os trabalhadores também fizeram exames de sangue, custeados pela prefeitura, para identificar contaminação por mercúrio.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.