Auditores-Fiscais do Trabalho participam de operação de segurança para motoristas profissionais em Goiás


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
29/09/2023



Por Solange Nunes, com informações da SRT-GO
Edição: Andrea Bochi


Os Auditores-Fiscais do Trabalho participaram de ação conjunta “Segurança e Saúde no Trabalho Salvam Vidas nas Estradas”, nesta quinta-feira, 28 de setembro, no Terminal Rodoviário de Goiânia (GO). A iniciativa visou promover a reflexão da sociedade sobre o tema da segurança viária para o enfrentamento à violência no trânsito, em razão da quantidade e gravidade dos acidentes de trânsito e de acidentes do trabalho no trânsito envolvendo motoristas profissionais. A operação foi realizada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRT-GO), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Secretaria Municipal de Saúde do Município de Goiânia, Hospital Estadual Alberto Rassi, entre outras entidades. 


A Campanha alerta para a importância de evitar os excessos que causam acidentes nas estradas, como por exemplo, o excesso de jornada de trabalho, insuficiência de sono reparador, insegurança alimentar e estresse que são fatores perigosos que contribuem e potencializam os riscos de acidentes e de adoecimento dos motoristas, aumentando os perigos de acidentes na malha rodoviária.


Além disso, esses fatores potencializam problemas de saúde causando vertigem ou mal-estar, em decorrência da elevação das taxas glicêmicas e pressão arterial, insônia, depressão aumentam os riscos e podem provocar acidentes. A saúde do motorista profissional é tão importante quanto a segurança veicular.


De acordo com Jacqueline Carrijo, chefe da Seção de Fiscalização do Trabalho da SRT-GO, as ações de saúde ocupacional realizadas durante a operação objetivaram reduzir os acidentes do trabalho no trânsito e os acidentes de trânsito, respectivamente, envolvendo motoristas profissionais.


Na ocasião, a Coordenação Geral da Auditoria Fiscal do Trabalho da SRT-GO “auditaram a jornada de trabalho, em busca de prevenir e reprimir a jornada de trabalho perigosa; prevenir doenças que aumentam os riscos de acidentes do trabalho no trânsito; promover e fiscalizar a saúde ocupacional (física e mental) dos motoristas profissionais das empresas abordadas; prevenir acidentes do trabalho potencialmente graves e fatais e doenças ocupacionais e também teve como objetivo valorizar os motoristas profissionais”, explicou Carrijo.


Dados consolidados 2023


Dados consolidados pela Secretaria de Estado da Saúde do Governo do Estado de Goiás das Operações Conjuntas realizadas em 2023 informam que os Operativos realizados nas estradas goianas em 2023, apontaram que dentre os participantes 80,2% apresentaram excesso de peso e quase metade apresentou sobrepeso. Na avaliação, 59% dos motoristas de carga apresentaram hipertensão arterial.


Os dados apontam ainda a importância dessas ações, que buscam rastrear e orientar esse profissional quanto à necessidade do cuidado com a saúde integral, qualidade de vida, visando à prevenção de doenças crônicas e mais segurança no trânsito.


Trânsito brasileiro - Ipea


Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que o Brasil é um dos países que mais mata em decorrência de sinistros de trânsito no mundo. Em Goiás, a violência no trânsito também é muito preocupante. Os registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) demonstram que no ano de 2021, morreram 1.670 pessoas em decorrência de sinistros de trânsito no Estado. Em 2022, ocorreram 1.656 óbitos (dados preliminares) em consequência de acidentes de trânsito no Estado, com taxa de mortalidade de 21,8%.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.