RN: Câmara Municipal de Natal celebra 30 anos do Foca, homenageia SINAIT e concede cidadania à Auditora Marinalva Dantas


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
06/10/2023



Por Dâmares Vaz, com informações da Câmara Municipal de Natal.


Edição: Andrea Bochi


A Câmara Municipal de Natal promoveu nesta quinta-feira, 5 de outubro, sessão solene para celebrar os 30 anos do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente (Foca-RN). A solenidade, conduzida pelo presidente Érico Jácome, teve como destaques uma homenagem ao SINAIT, representado pela diretora Virna Soraya Damasceno, pelos relevantes serviços prestados ao município de Natal, a entrega do Título de Cidadã Natalense à Auditora-Fiscal do Trabalho Marinalva Cardoso Dantas, e uma homenagem à Auditora-Fiscal do Trabalho Sofia Gomes, pela inserção dos adolescentes em situação de vulnerabilidade nos contratos de aprendizagem. 


“Essa casa rende todas as homenagens a 19 pessoas que contribuíram para a erradicação do trabalho infantil, por meio do Foca-RN, nesses 30 anos. Entre elas, tiveram atuações destacadas Auditores-Fiscais do Trabalho, promotores, juízes e profissionais da rede de proteção”, pontuou Júlia Arruda, a vereadora propositora da homenagem. 


Também autora do Decreto Legislativo 1.231/2015, que concedeu a cidadania a Marinalva, a parlamentar fez uma menção especial à Auditora, registrando que ela ficou conhecida nacionalmente como Dama da Liberdade, por ter atuado em fiscalizações que libertaram 2.354 pessoas, entre as quais menores de idade, encontradas em situações análogas à escravidão. Dama da Liberdade é também o título da biografia de Marinalva. 


Auditora-Fiscal do Trabalho desde 1984, Marinalva Dantas coordenou o projeto de Fiscalização do Trabalho Infantil da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Norte (SRT/RN), o Foca-RN, e a Comissão de Igualdade de Oportunidade, de Raça e Etnia, de Pessoas com Deficiência e de Combate à Discriminação. Além disso, coordenou o Grupo Móvel de Fiscalização do Trabalho Escravo, e chefiou a Divisão de Articulação do Trabalho e Emprego do Ministério do Trabalho, em Brasília. 


Ainda em atuação na SRT/RN, mesmo podendo se aposentar, ela preside o Instituto de Erradicação do Trabalho Infantil, Proteção e Aprendizagem do Adolescente (Infoca/RN). “Depois que retiramos crianças e adolescentes da exploração, tentamos fazer com que eles recuperem o tempo perdido e fiquem realmente aptos a um emprego de qualidade”, relatou Marinalva. E acrescentou que, nesse campo, o Rio Grande do Norte é vanguardista e conta com uma rede ampla de parceiros.


Cidadania natalense 


Natural de Campina Grande (PB), Marinalva Cardoso Dantas recebeu o Título de Cidadã Norte-Riograndense em 2014, em reconhecimento a sua dedicação e luta contra o trabalho infantil. Mas, de acordo com ela, nem por isso o Título de Cidadã Natalense deixou de ser menos almejado.  


“Era meu sonho ser cidadã natalense, porque devo tudo a Natal. Aqui minha infância foi muito bem vivida, como uma criança deve viver, com boas escolas, com saúde, com segurança e com afeto. Tudo o que aprendi foi em Natal. Meus filhos são natalenses, o pai deles também, meus amigos de infância, meus vizinhos e colegas de faculdade. Toda minha referência de vida é Natal”, comemorou a agora natalense oficial.


Clique aqui para assistir à sessão Solene


 

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.