Conatrae discute ações e proposta de cronograma para 2024


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
02/10/2023



Em reunião realizada na sexta-feira, 29 de setembro, membros da Conatrae discutiram o cronograma da Comissão para o ano de 2024. Campanhas, projetos e reuniões foram definidos e ações para amparar as vítimas de trabalho doméstico foram discutidas e serão encaminhadas pela comissão.


A diretora do SINAIT, Vera Jatobá, destacou a importância de dar foco ao trabalho escravo doméstico. “A prioridade é a ação preventiva. A maioria das resgatadas, envelheceram naquela situação”. Para ela dentro do leque de prevenção está o combate ao trabalho infantil, que muitas vezes dá origem ao trabalho escravo doméstico.


Os participantes definiram as prioridades em relação à programação de atividades da Comissão e concordaram em elaborar um plano exequível, observando a urgência de algumas questões, a exemplo do abrigamento e acompanhamento das vítimas de trabalho doméstico.


“Não temos acompanhamento especializado a essas vítimas. Não há profissionais especializados após o resgate delas. Inicialmente, teremos que nos reunir com representantes do SUS para verificar essa possibilidade”, avaliou a coordenadora da Conatrae, Andréia Minduca.


A necessidade de construção de um protocolo de ações foi destacada e acatada por todos os membros. Outra prioridade apontada diz respeito a legislação, que também é urgente em razão de matérias que tramitam é necessitam da manifestação dos órgãos envolvidos.


A secretária da Comissão ficou de elaborar uma proposta de datas com base na urgência de cada atividade para que sejam estabelecidos os cronogramas.


Entre as sugestões que serão validadas pelos membros da comissão foi proposta a realização de reuniões periódicas para que todos tenham conhecimento do trabalho que está sendo construído.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.