Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
Os dirigentes do SINAIT Marco Aurélio Gonsalves e Wellington Maciel, acompanhados do advogado Diego Cherulli, que atua em defesa dos filiados ao Sindicato Nacional em relação ao tema Direito Previdenciário, reuniram-se com Pablo Marco, coordenador-geral de Benefícios, e demais representantes de equipes da Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos (Decipex). Na pauta, demandas de filiados sobre atendimento de pedidos de aposentadorias de Auditores-Fiscais do Trabalho, entre outros assuntos. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 17 de outubro, na sede da Decipex, em Brasília.
De acordo com os dirigentes Gonsalves e Maciel, os filiados cobram celeridade nas análises e na concessão dos benefícios; destacam enfrentarem dificuldades para conseguir atendimento do órgão, além de outras dificuldades. “Estamos reapresentando questões, cobranças, dúvidas e ansiedades dos filiados do SINAIT. São situações que precisam de soluções efetivas e contamos com o apoio da Decipex”.
Na ocasião, os dirigentes cobraram ainda do órgão, respostas em relação a uma solução para os cálculos do Benefício Especial com apresentação de uma planilha de cálculo e incorporação dos planos econômicos, entre outros pontos.
Pablo Marcos, coordenador-geral de Benefícios, esclareceu que a demora na concessão de algumas aposentadorias se deve à falta de informações necessárias. “Estamos contatando os órgãos de origem para que, quando os servidores solicitarem a aposentadoria, não enfrentemos problemas de informações entre os dois órgãos – origem e a Decipex”.
Gabriela Figueiredo, assessora técnica, explicou que a Decipex organizou cursos a fim de desenvolver estratégias de gestão e também melhorar o atendimento. “Conseguimos reduzir o tempo de concessão. Estamos trabalhando para agilizar as demandas”.
Participaram ainda da reunião, pela Decipex, Kíria Camila, coordenadora de Atendimento; Sílvia Maria Barro, assessora de Comunicação; Raimunda Santana, coordenadora-geral de Pagamento substituta; Carla Figueiredo, coordenadora-geral de Riscos e Controle, Virginia Yunes, Assessora da Decipex.