Fiscalização do Trabalho atua no caso de acidente de trabalho que soterrou e matou 4 pessoas em Belo Horizonte


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
18/10/2023



A investigação conduzida pelos Auditores começou ontem mesmo e abrange averiguação das medidas de segurança e saúde no trabalho adotadas pelos responsáveis


Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi 


Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional de Minas Gerais conduzem um processo de verificação dos fatores ocupacionais que podem ter contribuído para a ocorrência do acidente que deixou 4 trabalhadores mortos e um ferido em construção onde o talude cedeu, no bairro Belvedere, região nobre de Belo Horizonte. O episódio ocorreu nesta terça-feira, 17 de outubro.


A Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho informou que a investigação, iniciada no mesmo dia do acidente, abrange a averiguação das medidas de segurança e saúde no trabalho adotadas pela construtora responsável, entrevistas com trabalhadores e prepostos da empresa e a solicitação de documentos referentes aos trabalhadores e à obra. “Os Auditores foram até o local, numa visita preliminar, e vão dar seguimento a uma análise criteriosa de todo o episódio”, destacou o Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho da SRT/MG.


De acordo com o depoimento do trabalhador Igor Alves do Vale, que sobreviveu ao acidente, ele e os colegas limpavam o espaço para colocar vigas de escoramento do talude, que é uma encosta feita para conter a inclinação do terreno. A estrutura, com 3 metros e 90° de inclinação, estava trincada.


Os trabalhadores Roberto Mauro Silva, de 57 anos, Zacarias Evangelista Fonseca, de 58, e Rafael Pereira Barbosa, de 34, morreram na hora. A trabalhadora Juliana Angélica Menezes Veloso, de 30 anos, foi socorrida com vida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu. Igor, de 23 anos, teve lesões na perna e foi levado para um hospital. Uma sexta pessoa conseguiu sair antes do desmoronamento.


A Prefeitura informou que a obra está regular e com o alvará ativo – trata-se da construção de uma unidade do supermercado Verdemar. A Construtora Kaeng é a responsável pela obra.


A Defesa Civil isolou o local do acidente e notificou os responsáveis pela obra para que providenciem medidas de segurança e de mitigação dos riscos.


A perícia da Polícia Civil, que também investiga o acidente, esteve no local para realização dos primeiros levantamentos e coleta de vestígios.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.