SP: Inspeção investiga acidente em que oito operários de uma obra ficaram pendurados a 150 m de altura. Um deles morreu


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
20/10/2023



Por Dâmares Vaz


Edição: Andrea Bochi


A Inspeção do Trabalho investiga o acidente em que oito operários de uma obra ficaram pendurados a quase 150 metros de altura em uma estrutura metálica no topo de um prédio em construção, na Zona Sul de São Paulo, no dia 17 de outubro. Um dos trabalhadores, infelizmente, morreu em decorrência do episódio. Os outros foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros, numa operação que mobilizou 10 viaturas da corporação.


O vídeo que mostrou a situação angustiante dos trabalhadores viralizou na internet – assista aqui.


O acidente ocorreu na montagem de um heliponto entre 2 prédios de 28 pavimentos cada. Parte dessa estrutura caiu e ficou pendurada. Sob responsabilidade da incorporadora de empreendimentos imobiliários Eztec, a obra de alto padrão está interrompida pela Defesa Civil. A montagem da estrutura estava sendo feita por uma empresa de mão de obra, que foi contratada pela montadora da estrutura, que, por sua vez, foi contratada pela Eztec.


De acordo com a Auditoria-Fiscal do Trabalho no estado de São Paulo, foram solicitados documentos referentes ao acidentado, contratos das empresas envolvidas, projeto e procedimentos operacionais na montagem da estrutura. Além dos inventários de riscos, de capacitação dos envolvidos, de permissões para trabalho em altura. A análise de acidentes pela Inspeção do Trabalho é feita de forma criteriosa e não é possível adiantar nenhum tipo de impressão.


Nos dias 18 e 19, a Polícia Civil realizou perícias no local. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) afirmou que também apura o caso.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.