PR: em distrito de Cascavel, fiscalização resgata caseiro escravizado por mais de 20 anos


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/10/2023



Por Dâmares Vaz


Edição: Andrea Bochi 


Uma denúncia resultou no resgate de um caseiro em um sítio no distrito de São João d’Oeste, distante 25 km do município de Cascavel, no oeste do Paraná. O trabalhador estava no lugar havia mais de 20 anos exercendo a função de caseiro, sem carteira assinada, em condições de degradância e com salário retido. 


O resgate foi realizado por Auditores-Fiscais do Trabalho, em ação integrada também pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Polícia Rodoviária Federal. 


O alojamento do trabalhador era extremamente precário e sem higiene. Ele ficava num chiqueiro de porcos desativado e com poucos móveis, muito velhos. As enormes frestas entre as tábuas do lugar deixavam o caseiro desprotegido, exposto a poeira, frio, chuva e animais peçonhentos e não peçonhentos. 


De acordo com a fiscalização, as empregadoras ainda mandaram cortar a energia elétrica do sítio, para forçar o trabalhador a deixar o local sem o pagamento dos salários atrasados e das verbas rescisórias. 


Os Auditores-Fiscais do Trabalho calculam o montante trabalhista devido ao trabalhador, que também faz jus ao seguro-desemprego especial do trabalhador resgatado, cujas guias são emitidas pela fiscalização do trabalho. As empregadoras deverão responder, em fase inicial, aos processos administrativos movidos pela Inspeção do Trabalho e pelo MPT.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.