PI: cinco são resgatados da escravidão em fazenda em Currais. Fiscalização classificou caso como um dos piores de 2023


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
01/11/2023



*As informações e fotos são da Inspeção do Trabalho.


Em ação do Grupo de Fiscalização Rural do Piauí, Auditores-Fiscais do Trabalho resgataram 5 trabalhadores de situação degradante de trabalho no município de Currais (a 640 km de Teresina), na região sul do estado. Os trabalhadores, que tinham de 19 a 50 anos, realizavam atividades rurais na fazenda do empregador, sem carteira assinada.


De acordo com a fiscalização, esse episódio foi um dos piores registrados neste ano no estado, por causa das condições em que o grupo se encontrava.


Eles estavam alojados em barracos de lona, no meio do mato, onde alguns trabalhadores até tiveram que armar redes para dormir nos caules das árvores, ao relento. Também não havia instalações sanitárias.


As refeições eram preparadas em fogueiras improvisadas com lenha e consumidas ao relento, e os alimentos, de má qualidade, não eram armazenados de forma adequada.


A água era disponibilizada em galões e devia ser usada para todos os fins necessários, como tomar banho e preparar as refeições. Era consumida quente, porque não havia local para refrigeração. O empregador ainda controlava a quantidade.


De forma imediata, a fiscalização incluiu os trabalhadores no seguro-desemprego e eles têm direito a receber três parcelas de um salário-mínimo cada, que começarão a ser pagas no início do mês de novembro.


Mesmo diante das condições graves flagradas, o empregador se recusou a pagar as verbas rescisórias e danos morais individuais. Será processado pelo Ministério Público do Trabalho no Piauí, que integrou a operação. Também irá responder penalmente.


Quase 150 trabalhadores resgatados no Piauí em 2023


Com esse resgate, o estado contabiliza 147 trabalhadores resgatados somente em 2023. Além disso, mais de 200 piauienses foram resgatados em outros estados.


No ano passado, o Piauí ocupou a primeira colocação no Nordeste e o terceiro no Brasil entre os que mais resgataram trabalhadores em situação análoga à de escravidão.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.