Por Lellis Silva
Edição: Andrea Bochi
A proposta número cinco - Vaga Inclusiva de Trabalho do Laboratório de Inovação do TRT19 - está entre os selecionados do 1º Concurso de Boas Práticas nos Liods da Justiça do Trabalho. O projeto, que contou com a participação ativa de Auditores-Fiscais do Trabalho de Alagoas, busca facilitar a contratação e oferta de vagas para Pessoas com Deficiência - PcD.
O concurso aborda a temática da agenda 2030 - o plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. Serão escolhidos três propostas finalistas.
Mutirão
Realizado de forma cooperativa entre o setor público, empresas e organizações sociais, o mutirão consistiu na principal ação do projeto, na medida em que representou o momento decisivo de aproximação entre a pessoa com deficiência e as empresas interessadas em realizar a contratação.
Durante o mutirão, realizado no dia 21 de setembro de 2023, dia nacional da luta da pessoa com deficiência, foram colocadas em prática a procura e oferta de postos de trabalho formais direcionados a pessoas com deficiência, aproximando o setor privado, em seus diversos segmentos, dos interessados que apresentem a qualificação profissional necessária.
O evento contou com a participação de 37 empresas e ao longo da manhã do dia 21 foram realizados 430 atendimentos, sendo firmados 37 contratos de trabalho imediatamente no local, além do agendamento de 68 termos para os procedimentos de finalização da contratação.
O SINAIT divulga o aqui a votação para que os interessados votem na proposta, que teve a participação de Auditores-Fiscais do Trabalho.