SINAIT mantém mobilização pelo índice de reajuste para 2024


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
17/11/2023



Governo diz que apresentará percentual até o dia 15 de dezembro. Mobilização continua


O presidente do SINAIT, Bob Machado, participou na tarde desta quinta-feira, 16 de novembro, de mais uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente - MNNP entre as entidades representativas dos servidores e o Governo Federal. Na ocasião, o Governo não apresentou proposta de reajuste salarial para os servidores e prometeu apresentar o índice até o dia 15 de dezembro.


Durante a reunião, os representantes do governo trataram de temas que não abordam a questão salarial. Dentre eles, a suspensão do decreto 10.620 que dispõe sobre a competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência social da União no âmbito da administração pública federal.


Uma outra pauta foi a PEC 32, que trata da reforma administrativa. De acordo com o governo, é consenso de que a PEC não promove melhorias e benefícios para o serviço público e servidores, e que é possível implementar uma reestruturação sem a necessidade de retirada de direitos dos servidores.


De acordo com o secretário José Celso, que apresentou proposta de diretrizes que constarão de Portaria a ser emitida pelo MGI que deverá orientar o debate sobre reestruturação do serviço público, não há conexão com o texto da PEC 32. “Como podem ver, não há absolutamente nada de PEC 32 na proposta que estamos elaborando”, ressaltou o Secretário.


Sobre o índice de reajuste que será proposto pelo governo para 2024, o Secretário de Relações de Trabalho, José Feijóo, afirmou que há um compromisso do governo de “buscar” receita para conceder o reajuste dos servidores. Feijóo garantiu que vai trabalhar para conseguir trazer uma proposta de reajuste até o dia 15 de dezembro.


“Esperamos que o governo nos apresente o índice de reajuste o quanto antes e que o percentual seja condizente com a necessidade de quem está com o salário defasado e que os 9% não foram suficientes nem mesmo para repor as perdas”, lamentou Bob.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.