Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
A Comissão de Cultura (CCULT) aprovou o Projeto de Lei n° 1053/2023 que inscreve os mortos da Chacina de Unaí no livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A reunião da comissão contou com os dirigentes do SINAIT e ocorreu na tarde desta quarta-feira, 29 de novembro, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta é de autoria do senador Paulo Paim (PT/RS) e da relatoria, deputada federal Denise Pessôa (PT/RS).
A proposta visa homenagear, com o reconhecimento de heróis da Pátria, servidores públicos que, no cumprimento do dever funcional, foram vítimas do crime conhecido como “Chacina de Unaí”. Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mortos são os Auditores-Fiscais do Trabalho Eratóstenes de Almeida Gonsalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira.
De acordo com o presidente do SINAIT, Bob Machado, é uma homenagem importante e merecida que o Sindicato Nacional vem trabalhando para que se torne realidade. “Estamos trabalhando para essa importante homenagem e reconhecimento dos colegas como Heróis da Pátria”.
A matéria que tramita em caráter terminativo nas comissões ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara.