Mobilização do SINAIT pelo cumprimento integral do acordo de 2016 que prevê a regulamentação do bônus


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
29/11/2023



Por Dâmares Vaz 
Edição: Andrea Bochi


Diretores do SINAIT e delegados sindicais deram um novo passo na mobilização pela valorização da carreira e pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em reuniões nesta quarta-feira, 29 de novembro, em Brasília, eles voltaram a cobrar do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, ações, por parte do governo, para que o acordo salarial iniciado em 2016 seja finalmente concluído, com a regulamentação do Bônus de Eficiência e Produtividade dos Auditores do Trabalho.


Anunciaram ainda ao ministro e ao secretário de Inspeção que a categoria promoverá, daqui em diante, mobilizações por todo o país. O ato inicial dessa fase mais intensa de reivindicação ocorrerá no dia 6 de dezembro, nos estados e em Brasília, em frente às Superintendências Regionais do Trabalho, às 9 horas. Os representantes sindicais acrescentaram que faz parte da pauta de reivindicações o fortalecimento do Ministério do Trabalho, para que o órgão retome sua centralidade na regulação das relações entre capital e trabalho.


Em relação ao bônus, o presidente do SINAIT, Bob Machado, reforçou que a categoria está indignada com a demora no andamento da regulamentação: “nossa categoria precisa de respostas e ações para que o nosso acordo seja cumprido. O prazo para a regulamentação, a fim de que o pagamento do bônus regulamentado seja feito em 2024, está se esgotando. E não há justificativas para que o decreto não seja publicado, tendo em vista que as questões técnicas estão superadas”.


Outros dirigentes ressaltaram ainda a quebra do tratamento igualitário entre a Auditoria-Fiscal do Trabalho e a Auditoria-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Isso porque, embora as duas carreiras estejam na mesma lei, a da Receita já conta com o decreto de regulamentação de seu bônus publicado.


O ministro Luiz Marinho recebeu os dirigentes no Senado Federal, onde participava de um debate na Comissão de Assuntos Sociais. Marinho, como em outras ocasiões, afirmou apoiar a regulamentação, mas foi instado pelo Sindicato a ter uma atuação mais enfática no processo.


Segundo o secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe, a Secretaria de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento informou que dará prioridade ao processo do bônus da Auditoria do Trabalho nesta semana. O andamento da minuta depende de parecer da pasta, que já foi dotada de todos os esclarecimentos solicitados.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.