Diretoria Executiva, Delegados Sindicais e Conselhos Fiscais Nacional e Locais do SINAIT do próximo triênio tomam posse


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
30/11/2023



Por Dâmares Vaz
Edição: Andrea Bochi


A Diretoria Executiva Nacional, o Conselho Fiscal Nacional, os Delegados Sindicais e os Conselhos Fiscais Locais do SINAIT eleitos para o triênio 2023/2026 tomaram posse nesta quarta-feira, 29 de novembro. A solenidade ocorreu em Brasília e foi prestigiada por filiados e diversas autoridades.


A sessão começou pela protocolar leitura do termo de posse, pela presidenta da Comissão Eleitoral Nacional do Sindicato, Maria Amélia Andrade Rego, seguida de agradecimentos do presidente reeleito, Bob Machado, à categoria, que participou expressivamente da eleição. “Obtivemos 91% dos votos, que reafirmam a legitimidade do processo democrático do Sindicato”, frisou o dirigente sindical.


Conheça aqui todos os eleitos.


Bob Machado ressaltou a relevância da união e da participação massiva da categoria na luta sindical, e ainda a importância da colaboração de todos os membros, representantes de entidades parceiras, parlamentares e funcionários do Sindicato para o desenvolvimento da entidade. E registrou os 35 anos do Sindicato, completados em 7 de outubro, lembrando que ele foi a primeira entidade sindical de servidores a se formar depois da promulgação da Constituição de 1988. Em um momento especial da solenidade, os presentes cantaram os parabéns para o SINAIT.


Nesses 35 anos, destacou o presidente reeleito, o Sindicato alcançou diversas conquistas, sempre na defesa dos trabalhadores e da categoria, hoje uma das principais carreiras de Estado. “Além das questões corporativas, o SINAIT é reconhecido como defensor incansável da justiça social, combatendo o trabalho análogo ao escravo, o trabalho infantil e as diversas formas de precarização das relações de trabalho.”


Na seara da atuação institucional, pela valorização da Auditoria-Fiscal do Trabalho e pelo fortalecimento do Ministério do Trabalho, ele pontuou conquistas recentes e históricas. O anúncio do concurso com 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho foi citado. Assim como a recriação do Ministério do Trabalho e a retomada das competências e status da Secretaria Inspeção do Trabalho; do reajuste obtido em 2023, depois de anos sem negociação salarial; da aprovação de emendas parlamentares para recomposição do orçamento da fiscalização do trabalho.


E falou dos desafios que se apresentam: “vamos atuar em diversas frentes. Continuaremos a buscar a regulamentação do bônus de eficiência e a construção de uma política adequada de recomposição salarial para os servidores; a retomada de uma agenda de trabalho decente no país, com o fortalecimento da Auditoria-Fiscal do Trabalho e do Ministério do Trabalho; o fim da taxação previdenciária dos nossos aposentados e pensionistas; a derrota definitiva da reforma administrativa. E, claro, temos muitos outros pleitos, cujo avanço depende da continuidade de apoio da categoria ao SINAIT”.


Também não deixou de mencionar os fatos positivos no caso da Chacina de Unaí: “por quase 20 anos, esperamos por justiça, que enfim está sendo feita. Executores cumpriram suas penas, mas mandantes e intermediários, por meio de infinitos recursos, continuavam livres. Hoje, dois estão presos, e aguardamos que os outros se entreguem ou sejam capturados. Além disso, o Tribunal Regional Federal da 6ª Região julgou recurso do Ministério Público Federal e aumentou a pena de Antério Mânica, de 64 para 99 anos de prisão”.


O discurso do presidente do SINAIT na íntegra pode ser conferido aqui.


O vice-presidente do SINAIT, Carlos Silva, também reeleito, ressaltou a importância do papel do Auditor: “somos nós que construímos tudo o que foi mencionado nessa solenidade. Tenhamos orgulho de sermos Auditores, porque o nosso trabalho transforma a vida das pessoas.”


Bob Machado e Carlos Silva ainda fizeram menção especial a suas famílias e às dos Auditores, as quais, nas palavras do vice-presidente, “apoiam e vivem conosco a emoção de ser Auditor-Fiscal do Trabalho”. Machado fez ainda uma menção honrosa aos ex-presidentes do Sindicato.


Reconhecimento


Prestigiaram a posse a deputada federal Erika Kokay (PT/DF) e o deputado federal Carlos Veras (PT/PE), que ressaltaram a importância da Auditoria-Fiscal do Trabalho para o combate de problemas como o trabalho escravo e infantil. Ainda defenderam o reforço do orçamento da fiscalização.


O secretário de Inspeção do Trabalho, Luiz Felipe Brandão de Mello, levou os cumprimentos do Ministério do Trabalho aos novos dirigentes e expressou a expectativa de dar continuidade ao diálogo e caminhada conjunta pela valorização da categoria. O secretário de Relações Institucionais do Ministério Público do Trabalho, Rafael Dias, representando o procurador-Geral do Trabalho, fez votos de vida longa à entidade, cuja atuação classificou como “a responsável pela força da categoria”. Ainda marcou presença José Borges Filho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.


A relevância da atuação conjunta e integrada dos servidores e suas representações de classe foi ressaltada por dirigentes de entidades parceiras. Esse foi o tom das falas dos presidentes do Mosap, Edison Haubert; do Sindifisco, Isac Falcão; do Sindilegis, Alisson Sousa; do Sindireceita, Thales Freitas, e do vice-presidente da Anamatra, Valter Pugliesi.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.