Unicamp 2024: escravidão moderna e refugiados foram temas de redação


Por: SINAIT
Edição: SINAIT
05/12/2023



*Com informações do Portal Terra.


Candidatos tiveram que escolher um dos temas e escrever a redação no gênero textual proposto –uma carta-denúncia ou um discurso


Os candidatos que fizeram a segunda fase do vestibular da Unicamp 2024 neste domingo, 3 de novembro, tiveram que escolher entre 2 propostas de redação. A primeira tinha como tema o trabalho análogo à escravidão, e a segunda tratava da situação enfrentada por refugiados. As redações deveriam ser escritas nos gêneros de carta-denúncia e discurso, respectivamente.


Em geral, em seus temas de redação, o vestibular da Unicamp cria situações hipotéticas em que o estudante deve se imaginar para escrever os textos. Na proposta sobre trabalho análogo à escravidão, o candidato teve que imaginar ter encontrado uma pessoa em situação análoga à escravidão trabalhando para a família de um amigo, na casa dele, aonde fora para estudar. O comando da questão orientava a redação de uma carta-denúncia do caso.


Para o SINAIT, iniciativas do tipo, a exemplo do que ocorreu na redação do Enem 2024, são importantes para a conscientização da sociedade, o que, por sua vez, é essencial para a erradicação das formas de trabalho degradante.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.