Por Solange Nunes
Edição: Andrea Bochi
O presidente do SINAIT, Bob Machado, e o membro do Conselho Fiscal da entidade Alex Myller reuniram-se com o senador Paulo Paim (PT-RS) para tratar de novos encontros, reuniões e audiências a fim de atualizar o debate acerca da Sugestão Legislativa (SUG) nº 12-2018, o Estatuto do Trabalho. A matéria está tramitando na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado. O Sindicato Nacional é um dos elaboradores da SUG. O encontro ocorreu, nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no gabinete do senador Paim, em Brasília.
Bob Machado disse que o SINAIT, um dos precursores do Estatuto do Trabalho, torce para que a matéria avance no parlamento. “O projeto precisará de estrutura social e dos movimentos sociais para que o Estatuto avance no Congresso. Queremos ajudar também nessa etapa. O tema é uma expertise da carreira e estamos aqui para contribuir”.
Alex Myller sugeriu para esse novo momento, uma reunião entre as entidades responsáveis pelo texto inicial da SUG nº 12. “Debatemos o tema logo após a sanção da reforma trabalhista e também durante a pandemia. Agora, precisamos retomá-lo, repensar e revisitar as questões relativas ao meio ambiente de trabalho, entre outros tópicos”.
O senador Paim concordou com as sugestões dos dirigentes e disse que o debate deverá migrar também para os estados. “Deveremos fazer audiências nos estados. É uma maneira de ampliar as discussões e preparar o corpo do projeto”.
Ao final da reunião, os dirigentes pediram agenda e novos encontros para tratar do Estatuto do Trabalho com o senador. Também estava presente à reunião a assessora legislativa Denise Campello.