SINAIT e Fonasefe tratam da campanha salarial e do fim da taxação previdenciária de inativos, em primeira reunião do ano


Por: Dâmares Vaz
Edição: Solange Nunes
15/01/2024



O SINAIT e as outras entidades integrantes do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) se reuniram na sexta-feira, 12 de janeiro, para definir as ações da campanha salarial. Foi a primeira reunião do ano do fórum, que está trabalhando na elaboração de uma contraproposta à proposta de reajuste zero do governo. Pelo SINAIT, participou do debate o diretor Marco Aurélio Gonsalves.

As entidades se baseiam em levantamentos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre perdas salariais dos servidores no período de setembro de 2016 a junho de 2024. Em cima disso, vão reivindicar ao governo um índice de recomposição que abranja os anos de 2024, 2025 e 2026. Esse índice deverá ser fechado em reunião do fórum nesta segunda-feira, 15 de janeiro. Depois disso, uma plenária híbrida no dia 30 de janeiro irá dar o aval à contraproposta a ser protocolada. 

Os dirigentes sindicais também deram informes sobre outros temas. E fizeram uma avaliação da mobilização em torno da Proposta de Emenda à Constituição que extingue a taxação previdenciária de aposentados e pensionistas. No dia 24, o pleito será foco de atos dos servidores nos estados, com apoio do Fonasefe.

Categorias


Versão para impressão




Assine nossa lista de transmissão para receber notícias de interesse da categoria.