Nesta terça-feira, 23 de janeiro, os Auditores-Fiscais do Trabalho participaram do Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Inspeção do Trabalho. O ato, que além do Rio Grande do Norte, ocorreu em mais 22 estados e no Distrito Federal, busca melhores condições de trabalho para a categoria. A mobilização ocorreu no prédio sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Norte (SRTE-RN), em Natal.
De acordo com a presidente da Delegacia Sindical do SINAIT no RN, Rossana Nunes Chaves, o rebaixamento do órgão nacional de Secretaria Inspeção do Trabalho (SIT) para subsecretaria, em 2019, fragilizou as ações de fiscalização dos Auditores-Fiscais. “O Ministério do Trabalho foi extinto, sendo recriado somente no ano passado. Os cortes no orçamento foram os responsáveis pela diminuição do número de ações fiscais no estado”.
Rossana Chaves disse ainda que, em todas as superintendências os Auditores estão parados como forma de protesto. “É para mostrar a nossa indignação e a necessidade de cumprimento do acordo de 2016 que temos com o governo, que ainda não foi cumprido”.
Os servidores ainda buscam melhoria na estrutura da Superintendência local e a recomposição de quadros. No Rio Grande do Norte, segundo a sindicalista, o quadro está muito defasado e conta com a metade do contingente necessário. São 40 auditores para todo o estado, diante da necessidade de 80 profissionais.